El oro de La Puna: lavaderos, socavones y mineros en el período colonial. Arqueología de la minería aurífera del extremo norte de La Puna de Jujuy (Argentina)

Autores

  • Carlos I. Angiorama CONICET, Instituto Superior de Estudios Sociales (ISES)/, Instituto de Arqueología y Museo (IAM)
  • M. Florencia Becerra CONICET, Instituto Superior de Estudios Sociales (ISES)/, Instituto de Arqueología y Museo (IAM)

DOI:

https://doi.org/10.31239/vtg.v6i1.10637

Palavras-chave:

Mineração colonial, Puna de Jujuy - Argentina, Séculos XVII-XVIII

Resumo

Este trabalho analisa as evidencias de atividades vinculadas a exploração aurifera, tanto em vetas como de lavado de sedimento aluvial, que tiveram lugar na Puna de Jujuy durante o período colonial (especialmente durante os séculos XVII e XVIII), desde uma perspectiva que combina a metodologia arqueológica e histórica. Neste sentido, damos a conhecer, por um lado, a materialidade que ainda perdura na área, produto desta atividade e, por outro, oferecemos uma aproximação à tecnologia utilizada neste período, à disposição no espaco destas explorações e sua vinculação com outros recursos naturais da região, como também à relação entre estas práticas e a ocupação e uso do território por parte dos europeus e das populações indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Angiorama, C. I., & Becerra, M. F. (2012). El oro de La Puna: lavaderos, socavones y mineros en el período colonial. Arqueología de la minería aurífera del extremo norte de La Puna de Jujuy (Argentina). Vestígios - Revista Latino-Americana De Arqueologia Histórica, 6(1), 49–80. https://doi.org/10.31239/vtg.v6i1.10637

Edição

Seção

Artigos