Patrimonio Industrial y Arqueología: acercamiento a sus relaciones en Cuba
DOI:
https://doi.org/10.31239/vtg.v3i2.10704Palavras-chave:
Arqueologia Industrial, Cuba, Cafezais, EngenhosResumo
A Arqueologia Industrial em Cuba é uma modalidade vinculada ao desenvolvimento de grandes plantações na Ilha a partir do último quarto do século XVIII. Foram abundantes os cafezais e engenhos fundados em praticamente todo o país e ainda hoje abundam as ruínas destas fábricas, em alguns casos agrupadas em extensas zonas produtivas. Muitos têm sido os pesquisadres que, ao longo de 50 anos, têm tentado reconstruir, a partir de métodos arqueológicos, os sistemas hidráulicos, o desenvolvimento da indústria, o modo de vida dos escravos, os padrões de enterramento, a resistência escrava nas plantações, etc. É objetivo deste trabalho comentar sobre o patrimônio industrial e o desenvolvimento da Arqueologia como complemento gnoseológico indispensável para o mesmo. Além disso, propono compilar os dados sobre grande aprte das intervenções arqueológicas realizadas em Cuba desde a década de 1960 até a atualidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.