Reconhecimento de padrões na Arqueologia Histórica
DOI:
https://doi.org/10.31239/vtg.v1i1.10737Palavras-chave:
Arqueologia Histórica, Padrões, cerâmica, datação,Resumo
O processo de identificação de padrões (pattern recognition) através de dados de sítios históricos é explanado empregando informações do sistema colonial britânico. O "padrão Brunswick" monitora o comportamento de descarte de restos do século XVIII. O "padrão Carolina" monitora a relação de artefatos em ocupações domésticas. o "padrão Frontier" é encontrado em sítios de fronteira assim como em áreas internas de ruínas domésticas, e é caracterizado pela predominância de restos associado à arquitetura sobre os do grupo cozinha. A fórmula de reconheciento de padrões demonstrada pela denominada "Férmula de Datação de Cerâmica" (Mean Ceramic Date Formula) é um recurso baseado no reconhecimento de padrões altamente regulares de variação na popularidade da cerâmica através do tempo. Tal reconhecimento de padrão é fundamental em sítios históricos, para ajudar na explanação dos processos culturais. A Arqueologia Histórica tem potencais, até o momento não explorados, para contribuir no aperfeiçoamento dos métodos de estudo e construção de teoria na arqueologia. Esta é uma promessa excitante que a arqueologia histórica guarda para o futuro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.