Números Especiais

ORGANIZAÇÃO DE NÚMEROS ESPECIAIS:

  1. Os números especiais estarão a cargo de um ou mais organizadores ou organizadoras, e tratarão sobre temas ou problemáticas relevantes para a Arqueologia Histórica latino-americana, ou seja, estudos de caso ou propostas de trabalho que envolvam pesquisas realizadas na América Latina ou que tenham grande influência na produção regional.
  2. Os organizadores ou organizadoras poderão ser convocados pela Comissão Editorial da Vestígios como resultados de seus trabalhos de destaque em certas áreas de investigação ou poderão ser selecionados a partir de propostas de trabalhos enviados, em fluxo contínuo, para a revista.
  3. Todos os organizadores ou organizadoras deverão apresentar uma proposta contendo: uma breve descrição do tema/problema ao que está destinando o número especial, assim como uma lista de potenciais autores e autoras que irão contribuir ao volume como convidados e convidadas (máximo 700 palavras).
  4. Adicionalmente aos autores e autoras propostos/as pelos/as organizadores/as, a Comissão Editorial da Vestígios poderá efetuar uma chamada aberta para a recepção de trabalhos para esse número, sendo isso previamente acordado com os organizadores ou organizadoras.
  5. Cada número especial terá uma introdução a cargo dos organizadores ou organizadoras e entre cinco e sete artigos, em espanhol ou em português. Os organizadores ou organizadoras poderão apresentar um artigo próprio ou em co-autoria (além de sua introdução ao volume).
  6. Os artigos do número especial poderão ser contribuições teórico-metodológicas ou estudos de casos que respondam a temática ou problemática previamente consideradas na proposição inicial do volume.
  7. Os autores e autoras deverão cumprir com as normas editoriais da revista. As mesmas encontram-se disponíveis em: Submissões | Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica: https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/about/submissions
  8. Os autores e autoras deverão estar, necessariamente, registrados/as na ORCID.
  9. Os artigos só serão aceitos para publicação após serem submetidos a um processo de avaliação pelos pares duplo cegas. Os organizadores ou organizadoras do volume especial estarão responsáveis por escolher avaliadores e avaliadoras para cada trabalho. Os nomes escolhidos serão analisados e aprovados pela Comissão Editorial da revista. A Comissão Editorial da revista irá operacionalizar todo o processo de avaliação dos artigos através do sistema OJS, garantindo sua transparência e idoneidade.
  10. Os organizadores ou organizadoras do número especial, juntamente com a Comissão Editorial da revista, serão responsáveis por supervisionar o processo de avaliação dos trabalhos e controlar se as modificações solicitadas pelos avaliadores/as foram efetivamente cumpridas pelos autores e autoras.
  11. O organizador ou organizadora do volume deverá assegurar que os trabalhos cumpram com as normas editoriais da revista.
  12. A revisão do espanhol ou português dos artigos estarão à cargo da Comissão Editorial da revista, bem como sua diagramação e formatação final. No entanto, os organizadores ou organizadoras deverão efetuar uma primeira revisão do idioma, garantindo que os trabalhos estejam em condições de passar para as etapas seguintes de avaliação.
  13. Os trabalhos deverão ser finalmente aprovados pelo Conselho Editorial da Vestígios para sua publicação, atendendo o cumprimento das normas da revista e suas considerações éticas.