Entre a permissão e a interdição do lugar: o passado idealizado na cerâmica da Cidade de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.31239/vtg.v7i1.10616Palabras clave:
Arqueologia Histórica, Cidade de Goiás, Utensílios CerâmicosResumen
Neste artigo analiso as reações da comunidade vilaboense diante dos resultados da pesquisa arqueológica realizada na cidade de Goiás (GO). A cerâmica encontrada nas escavações aponta a participação do negro africano e seus descendentes escravizados em Vila Boa de Goiás, nos séculos XVIII e XIX, na confecção de utensílios cerâmicos utilizados pela população em geral. Porém, para muitos agentes da cidade sua tradição oleira é uma herança indígena, não reconhecendo a participação dos negros neste processo. Busco então, refletir sobre o que poderia ocultar e silenciar este processo de atribuição de uma outra identidade aos ceramistas do passado.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.