Tiempo y arqueología: hacia una temporización detrazos e imágenes en sitios industriales del Norte de Chile (siglo XX)
DOI:
https://doi.org/10.31239/vtg.v4i2.10666Palabras clave:
Tempo, memória, imagem, teoria, Arqueologia HistóricaResumen
Este artigo é uma reflexão sobre as temporalidades do registro arqueológico e os problemas relacionados com a interpretação desta última no presente. Tomando como exemplo uma série de imagens gravadas em instalações industriais no norte do Chile (nas regiões de Tarapacá e Antofagasta), propõe-se uma reflexão teórica que acredita que uma parte do registro material, nestes casos visual, que o arqueólogo interpreta e uma série de momentos históricos fugaces não intencionais. Tratar estas imagens como objetos-memória produzidas pela repetição, rotina e aleatoriedade, tentando temporizar o registro através da relação do conceito de Tempo com os conceitos de Memória e Imagem.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.