Sobre a Revista

Ética Editorial

A Revista segue os princípios estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE), com ênfase nas seguintes responsabilidades:

Autores: originalidade e rigor nas citações; vedação de submissões duplicadas; clareza na identificação das contribuições autorais; integridade dos dados; declaração de conflitos de interesse e informações sobre aspectos éticos da pesquisa.

Avaliadores: avaliação objetiva e confidencial; abstenção em caso de conflito de interesse; responsabilidade em detectar omissões relevantes.

Editores: decisões imparciais, confidenciais e fundamentadas; compromisso com a transparência editorial; tratamento ético de denúncias, preservando o direito de resposta.

Conflitos de interesse devem ser declarados desde o início do processo editorial. Dúvidas, erratas e pedidos de retratação devem ser enviados para: algoritmosesociedade@gmail.com.


Foco e Escopo

Algoritmos & Sociedade (A&S) compreende a pesquisa científica como prática reflexiva e transformadora das instituições, bem como da experiência jurídica e social. Publica majoritariamente trabalhos vinculados ao Direito, Filosofia e Sociologia, mas acolhe contribuições de áreas convergentes como Ciência Política, Economia, Antropologia, Urbanismo, entre outras.

A revista tem por objetivos:

  • Incentivar a produção acadêmica de discentes da graduação e pós-graduação;

  • Divulgar pesquisas oriundas da UFMG e de outras instituições, sem qualquer hierarquização entre elas;

  • Estimular redes de pesquisa entre Direito e outras áreas das Humanidades;

  • Consolidar-se como periódico de referência nacional e internacional;

  • Adotar critérios de paridade e diversidade na composição de seus conselhos editoriais;

  • Formar estudantes e docentes por meio da experiência editorial compartilhada.


Periodicidade

A A&S publica 2 (dois) números ao ano, seguindo o fluxo de publicação contínua, com o objetivo de diminuir o tempo entre a submissão e a publicação dos trabalhos.


Linha Editorial e Formatos Aceitos

O periódico acolhe artigos científicos sobre tecnologia, com ênfase especial nas transformações sociais e culturais provocadas ou associadas aos processos digitais e algorítmicos.

A revista publica, mediante chamada pública, artigos científicos em português, inglês, espanhol, francês e italiano. 


Acesso Aberto e Licença

A Revista adota o modelo de acesso livre, imediato e gratuito, conforme os princípios da Budapest Open Access Initiative (BOAI). A revista utiliza a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), permitindo o uso e compartilhamento dos textos com a devida atribuição.


Encargos e Direitos Autorais

A revista não cobra taxas de submissão ou publicação.

A licença CC BY 4.0, adotada pela A&S, autoriza o uso, compartilhamento e adaptação das obras, desde que atribuídos corretamente os créditos aos autores e à publicação original na revista. Os termos desta licença não se aplicam ao titular dos direitos autorais. Isso significa que, quando os autores mantêm integralmente seus direitos, a licença vincula apenas os leitores e o editor.


Preservação Digital e Autoarquivamento

A revista integra a Rede Cariniana e conta com o suporte técnico do Portal de Periódicos da UFMG para garantir a integridade e preservação de seus arquivos. O Autoarquivamento das versões finais é incentivado, desde que indicada a publicação original.


Processo de Avaliação

O processo editorial compreende:

  1. Avaliação preliminar (desk-review) pelos editores, que verificam escopo, ineditismo, relevância e formato;

  2. Verificação por software antiplágio;

  3. Encaminhamento a 2 (dois) pareceristas doutores, externos à UFMG, no modelo duplo-cego;

  4. Possibilidade de parecer divergente ser resolvido por um terceiro avaliador.

Por meio deste formulário, os pareceristas têm a opção de aprovar o trabalho (com possíveis sugestões), aprovar com correções obrigatórias (que serão enviadas aos autores) ou rejeitar a publicação. Autores recebem os pareceres com orientações para correções, que devem ser limitadas às recomendações editoriais. Após aceite final, o artigo passa por revisão e é publicado digitalmente. 

O fluxo editorial de uma submissão na Revista A&S leva, em média, 4 (quatro) meses, entre a submissão e publicação dos textos aprovados.

A taxa de rejeição atual do periódico é de 15%.

Erratas, retratações e reclamações devem ser enviadas para algoritmosesociedade@gmail.com. Após pré-avaliação da direção, o Corpo Editorial decidirá sobre pedidos que envolvam alterações substanciais (como inclusão ou remoção de trechos superiores a um parágrafo). Já correções pontuais — como erros ortográficos, de formatação, alteração de ORCID, nomes/sobrenomes ou substituição de arquivos publicados por engano — serão tratadas em rito sumário, sem necessidade de votação.


DOI e Identificação Digital

Todos os artigos da A&S recebem identificadores DOI gratuitamente. A atribuição é feita de 2 a 5 meses após a publicação, estando sujeita à disponibilidade orçamentária da UFMG.


Histórico do periódico

A revista Algoritmos & Sociedade nasce das atividades do Grupo de Estudos Sociedade da Informação e Governo Algorítmico (SIGA), coordenado pelo Professor Marco Antônio Sousa Alves na Faculdade de Direito da UFMG desde 2017. Está vinculada também ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG (PPGD-UFMG), instituição de excelência avaliada com nota máxima pela CAPES. Fruto de uma trajetória de pesquisa crítica sobre tecnologia, direito e sociedade, a A&S consolida-se como espaço interdisciplinar e internacionalizado de reflexão sobre os desafios jurídicos e políticos da era digital, articulando pesquisa acadêmica e inovação teórica.