Avaliação da condição bucal de pacientes com doença renal crônica em tratamento na Fundação Hospital Adriano Jorge – AM

  • Jéssica Lourdes de Aguiar Gonçalves Universidade do Estado do Amazonas
  • Eliane de Oliveira Aranha Ribeiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Gimol Resende Prestes Universidade do Estado do Amazonas
  • Keuly Sousa Soares Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Objetivo: Avaliar a condição bucal e o conhecimento a respeito da importância do atendimento odontológico de indivíduos com doença renal crônica (DRC) em tratamento hemodialítico.

Métodos: Estudo transversal descritivo, com avaliação de 50 pacientes, em atendimento no Serviço de Hemodiálise da Fundação Hospital Adriano Jorge na cidade de Manaus-AM. Foram coletados dados socioeconômicos, saúde geral, higiene bucal, autopercepção dos problemas bucais. Um único examinador calibrado realizou o exame clínico intrabucal. Os resultados quantitativos e qualitativos foram dispostos em tabelas e gráficos, utilizando Excel®, Word®. O programa Excel foi utilizado para formar um banco de dados que foram analisados e transformados em gráficos ou tabelas para demonstrar os resultados obtidos com a pesquisa.

Resultados: A maioria dos participantes era do sexo masculino (62%). Houve o predomínio da hipertensão arterial (54%) como doença sistêmica de base. Em relação à autopercepção dos problemas bucais, a xerostomia teve maior frequência (56 %). A maioria dos pacientes realizava três escovações diárias (46%) e não utilizavam fio dental (58%). Dentre as manifestações bucais, (66%) apresentou palidez na mucosa, seguido de recessão gengival (54%). Houve relato de (94%) dos participantes de não terem recebido informações sobre escovação, como evitar cárie dentária e cuidados de higiene bucal. Nestes pacientes com DRC em hemodiálise, notou-se deficiência nos hábitos de higiene bucal.

Conclusão: A motivação e orientação dos cuidados odontológicos devem ser enfatizadas pelo dentista a fim de melhorar a saúde bucal e consequentemente a saúde sistêmica.

Descritores: Diálise renal. Nefropatias. Higiene bucal.

Publicado
2019-04-03
Seção
Artigos