Conhecimento de médicos e enfermeiros da Atenção Básica sobre avulsão dental

  • Thatiana Fernandes dos Santos
  • Marcos Oliveira Sampaio
  • Iane Souza Nery Silva
  • Taiomara Mania Faculdade Independente do Nordeste

Resumo

Introdução: Os traumatismos dentais se constituem em uma importante questão de Saúde Pública. Em alguns casos, o sucesso do tratamento relaciona-se à qualidade do atendimento imediato ao trauma.

Objetivo: Avaliar o conhecimento e a conduta de médicos e enfermeiros atuantes no serviço público de atenção básica à saúde da zona urbana da cidade de Vitória da Conquista – BA, sobre avulsão dentária.

Métodos: 60 profissionais responderam a um questionário autoaplicável contendo questões biodemográficas e perguntas a respeito do conhecimento sobre o significado de avulsão e reimplante dentário, conduta em casos de avulsão dental e interesse em receber orientação sobre o tema.

Resultados: A maioria dos entrevistados demonstrou não saber o que é avulsão dental, reimplante dental e que atitude tomar no caso de uma situação envolvendo avulsão (70%, n=42; 51,67%, n=31; 56,67%, n=34, respectivamente). Consideraram-se incapazes de reimplantar um dente avulsionado em seu local de origem (83,33%, n=50). Poucos foram capazes de responder corretamente o tempo ideal de reposicionamento (6,67%, n=4) e local de armazenamento de um dente avulsionado (5%, n=3), mas saberiam conduzir corretamente sua limpeza (28,34%, n=17). Relataram nunca ter recebido orientação sobre a conduta diante desses casos (93,33%, n=56) mas consideram informações a respeito do tema importantes e necessárias (96,66%, n=58). 

Conclusão: Os médicos e enfermeiros possuem conhecimento insatisfatório sobre o significado de avulsão e reimplante dental e fatores que permeiam a conduta dessa situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-15
Como Citar
Fernandes dos Santos, T., Sampaio, M. O., Souza Nery Silva, I., & Mania, T. (2020). Conhecimento de médicos e enfermeiros da Atenção Básica sobre avulsão dental. Arquivos Em Odontologia, 56. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/16010
Seção
Artigos