Percepção dolorosa no uso da anestesia computadorizada em Odontopediatria
revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.36740Palavras-chave:
Anestesia dentária, Anestesia local, Ansiedade ao tratamento odontológico, Controle comportamental, OdontopediatriaResumo
Objetivo: Revisar a literatura acerca da eficiência da anestesia computadorizada (AC) local na Odontopediatria, considerando a percepção dolorosa do paciente.
Métodos: A partir da pergunta norteadora “O sistema de AC é eficaz na redução da percepção dolorosa no atendimento odontológico de crianças?”, realizou-se busca na base de dados PubMed, em dezembro de 2021, seguindo um protocolo estabelecido, filtrando artigos do tipo ensaio clínico, disponíveis gratuitamente. A seleção dos estudos foi feita por duas pesquisadoras independentes, em duas fases, sendo a primeira a leitura dos títulos e resumos e a segunda a obtenção e leitura dos artigos completos. Os estudos selecionados foram analisados quanto à qualidade metodológica utilizando o CASP (Critical Appraisal Skills Programme).
Resultados: Entre os artigos que preencheram os critérios de elegibilidade (n = 14), 10 eram do tipo boca dividida. Um total de 984 crianças participaram das pesquisas, com idade entre 2 e 15 anos (média = 8,5 anos). O sistema Wand (Milestone Scientific Inc., Estados Unidos) foi o mais frequentemente utilizado (57,14%; n = 8). As escalas mais utilizadas para análise da percepção dolorosa das crianças foram a Escala Visual Analógica (VAS) e a Escala Som, Olhos, Movimento (SEM), antes da anestesia, na inserção da agulha, durante e após a injeção anestésica. Em sete estudos a AC mostrou resultados satisfatórios na redução da percepção dolorosa das crianças, mas em outros sete a infiltração convencional foi similar ou mais eficaz em comparação ao método.
Conclusão: Ainda que alguns estudos tenham mostrado uma redução nos escores VAS e na frequência cardíaca para a AC em Odontopediatria, não é possível julgar com precisão se o dispositivo é eficaz, dada a falta de uniformidade na metodologia entre as pesquisas, com qualidade da evidência moderada.
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