As diversidades socioeconômico-culturais e a saúde bucal
representações do processo saúde-doença de usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e13Palavras-chave:
Determinantes sociais da saúde, Processo saúde-doença, Diversidade cultural, Satisfação do paciente, Promoção da saúdeResumo
Objetivo: Identificar o perfil socioeconômico-cultural, as representações do processo saúde-doença e as expectativas e satisfação dos usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA) quanto ao atendimento ofertado.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 170 usuários que procuravam/aguardavam atendimento na FO-UFPA nos meses de abril e maio de 2019. Foi utilizado um questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, aplicados por uma única pesquisadora. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. As respostas às questões abertas foram transformadas em categorias para serem analisadas de forma descritiva e por meio da associação de variáveis utilizando o teste de Contigência C, no programa BioEstat 5.5 com nível de significância α = 0,05.
Resultados: Quanto ao perfil dos usuários constatou-se que a maioria é do sexo feminino (70,6%), de 36 a 59 anos (55,9%), heterossexual (96,5%), pardo (70,6%), evangélico (47,0%), com renda de até 2 salários mínimos (48,8%) e com ensino médio completo (40,6%). Constatou-se que a escolaridade tem associação com as representações do processo saúde-doença, assim como, a faixa etária está associada às percepções e satisfação com relação ao serviço ofertado nas clínicas de ensino da FO-UFPA. Quanto à satisfação ao atendimento recebido nas clínicas, 48,2% dos entrevistados se declarou satisfeito ou muito satisfeito (45,3%).
Conclusão: As clínicas da FO-UFPA são procuradas por diferentes grupos socioeconômico-culturais, com representações e definições limitadas do processo saúde-doença. Há expectativas positivas e satisfação com o atendimento recebido.
Downloads
Referências
Câmara AMCS, Melo VLC, Gomes MGP, Pena BC, Silva AP, Oliveira KM, et al. Percepção do processo saúde-doença: significados e valores da educação em saúde. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):40-50.
Amarante P, Costa AM. Diversidade cultural e saúde. Rio de Janeiro: CEBES; 2012.
Dias OV, Ramos LH, Costa SM. Avaliação da qualidade dos serviços de saúde na perspectiva da satisfação dos usuários. Rev Pró-univerSUS. 2010;1(1):11-26.
Padilla B, Hernandéz-Plaza S, Freitas C, Monaset E, Santinho C, Ortiz A. Cidadania e diversidade em saúde: necessidades e estratégias de promoção de equidade nos cuidados. Saúde & Tecnologia. 2013;(suppl):e57-e64.
Ramos DD, Lima MADS. Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad Saude Publica. 2003;19(1):27- 34.
Santos TOG, Matos MS, Chaves SCL, Rossi TRA, Figueiredo ACL, Almeida AMFL. Práticas de autocuidado em saúde bucal de usuários do Programa Saúde da Família. Rev Baiana Saude Publ. 2018;42(1):126- 41.
Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis. 2007;17(1):77-93.
Protasio APL, Gomes LB, Machado LS, Valença AMG. Satisfação do usuário da atenção básica em saúde por regiões do Brasil: 1º ciclo de avaliação externa do PMAQ-AB. Cienc Saude Colet. 2017;22(6):1829-44.
Castro HCO, Machado LZ, Walter MIMT, Ranincheski SM, Schmidt BV, Marinho DNC, et al. A satisfação dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Socied em Deb. 2008;14(2):113-34.
Mota LQ, Farias DBLM, Santos TA. Humanização no atendimento odontológico: acolhimento da subjetividade dos pacientes atendidos por alunos de graduação em odontologia. Arq Odontol. 2012;48(3):151-8.
Vianna, LAC. Processo saúde-doença [Internet]. São Paulo: Sistema UNASUS (UNIFESP); 2012 [acesso em 21 jun 2019]. Disponível em: http://ares.unasus.gov.br/ acervo/handle/ARES/166.
Raymundo MM. Interculturalidade e a conjunção de saberes que congregam a atenção em saúde. Rev Bioet. 2013;21(2):218-25.
Medeiros B, Silveira JLGC. Educação em saúde: representações sociais da comunidade e da equipe de saúde. Rev Dynamis. 2007;13(1):120-6.
Borges RC, Otoni TAC, Pires RCCP. Avaliação da qualidade do serviço odontológico prestado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Itaúna, MG: visão do usuário, 2014. RFO UPF. 2015;20(3):308-12.
Santos BC, Dantas LF, Silva SC, Lima LHA, Agra DM, Fernandes DC. Odontologia estética e qualidade de vida: revisão integrativa. Rev Ciênc Biol e Saúde. 2016;3(3):91-100.
Cavaca AG, Gentilli V, Marcolino EM, Enmerich A. As representações da saúde bucal na mídia impressa. Interface (Botucatu). 2012;16(43):1055-68.
Araújo IC, Araújo MVA, Barroso RFF, Tortamano N, Rocha RG, Perez FEG. Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará. J Bras Clin Odontol Integr. 2005;9(49):153-9.
Silva KL, Sena RR, Grillo MJC, Horta NC. Formação do enfermeiro: desafios para a promoção da saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2012;14(2):368-76.