As diversidades socioeconômico-culturais e a saúde bucal
representações do processo saúde-doença de usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e13Palavras-chave:
Determinantes sociais da saúde, Processo saúde-doença, Diversidade cultural, Satisfação do paciente, Promoção da saúdeResumo
Objetivo: Identificar o perfil socioeconômico-cultural, as representações do processo saúde-doença e as expectativas e satisfação dos usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA) quanto ao atendimento ofertado.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 170 usuários que procuravam/aguardavam atendimento na FO-UFPA nos meses de abril e maio de 2019. Foi utilizado um questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, aplicados por uma única pesquisadora. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. As respostas às questões abertas foram transformadas em categorias para serem analisadas de forma descritiva e por meio da associação de variáveis utilizando o teste de Contigência C, no programa BioEstat 5.5 com nível de significância α = 0,05.
Resultados: Quanto ao perfil dos usuários constatou-se que a maioria é do sexo feminino (70,6%), de 36 a 59 anos (55,9%), heterossexual (96,5%), pardo (70,6%), evangélico (47,0%), com renda de até 2 salários mínimos (48,8%) e com ensino médio completo (40,6%). Constatou-se que a escolaridade tem associação com as representações do processo saúde-doença, assim como, a faixa etária está associada às percepções e satisfação com relação ao serviço ofertado nas clínicas de ensino da FO-UFPA. Quanto à satisfação ao atendimento recebido nas clínicas, 48,2% dos entrevistados se declarou satisfeito ou muito satisfeito (45,3%).
Conclusão: As clínicas da FO-UFPA são procuradas por diferentes grupos socioeconômico-culturais, com representações e definições limitadas do processo saúde-doença. Há expectativas positivas e satisfação com o atendimento recebido.
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