Produção científica em laser/ LED na odontologia brasileira no período de 2015 a 2019

  • Diego Filipe Bezerra Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Carlus Alberto Oliveira dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Karina Almeida Rolim Universidade Estadual da Paraíba
  • Danyllo Guimarães Morais Barros Universidade Estadual da Paraíba
  • Gustavo Araújo de Freitas Universidade Estadual da Paraíba
  • Daliana Queiroga de Castro Gomes Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Objetivo: Investigar o perfil das publicações brasileiras em laser/LED de 2015 a 2019.

Métodos: Foi realizado um estudo observacional, por meio de documentação indireta, através da análise dos trabalhos apresentados nas reuniões do SBPqO de 2015 a 2019. Os estudos foram classificados quanto à instituição de ensino dos pesquisadores, estado de origem da pesquisa, especialidade odontológica e tipo de estudo.

Resultados: Foram identificados 563 resumos. A maior parte foi concentrada em 2019 (21,7%), sendo os lasers operando em baixa potência os mais utilizados (54,1%). O Estado de São Paulo concentrou a maioria dos resumos (67,3%), com a região Sudeste contendo o maior número de trabalhos (76,9%). Em relação à instituição de ensino, as universidades estaduais produziram a maioria dos estudos (47.8%). A especialidade de Dentística foi a que mais realizou pesquisas em laser/LED (21,7%). A maioria dos resumos (73,7%) era do tipo de pesquisa laboratorial básica. A maioria dos trabalhos selecionados não recebeu apoio financeiro (54,7%). Dentre as agências financiadoras mencionadas, as Fundações de Amparo à Pesquisa foram as mais prevalentes (26,6%). Grande parte dos trabalhos não citou o Comitê de Ética em Pesquisa (97,5%). Houve associação estatisticamente significativa entre as instituições públicas e o recebimento de fomento (p < 0,005).

Conclusão: A maior parte dos resumos foi concentrada em 2019, com maior número de pesquisas no Estado de São Paulo, realizadas em instituições Públicas e na especialidade de Dentística. Foi observado um número maior de estudos do tipo laboratorial. Além disso, a maioria dos estudos não recebeu fomento para pesquisa.

Descritores: Pesquisa em odontologia. Resumo de reunião. Lasers. Luzes de cura dentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-10
Como Citar
Bezerra Silva, D. F., Oliveira dos Santos, C. A., Almeida Rolim, A. K., Guimarães Morais Barros, D., Araújo de Freitas, G., & Queiroga de Castro Gomes, D. (2020). Produção científica em laser/ LED na odontologia brasileira no período de 2015 a 2019. Arquivos Em Odontologia, 56. https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e17
Seção
Artigos