Diretrizes curriculares nacionais para o ensino de graduação em odontologia
uma análise dos artigos publicados na revista da ABENO, 2002-2006
Palavras-chave:
Educação superior, Currículo, OdontologiaResumo
Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa cujo objetivo foi contribuir com o debate sobre as reformas curriculares para os cursos de Odontologia, particularmente sobre o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Foram analisados os 15 artigos publicados sobre as DCN, no período de 2002 a 2006, na Revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Os artigos selecionados foram lidos e classificados em categorias, a partir de sua abordagem da temática, no sentido de identificar a posição dos autores. Verificou-se que artigos publicados pelo Ministério da Saúde e ABENO têm uma posição bastante favorável e otimista do potencial transformador das DCN na formação dos profissionais de saúde, já os artigos acadêmicos apontam para a necessidade de ressignificação do papel da universidade e do ensino de graduação na formação de profissionais de saúde e não apenas de reformas curriculares.
Downloads
Referências
Martins RO. Permanência e movimento: um olhar sobre o processo e construção das diretrizes curriculares para o ensino superior no contexto das políticas do MEC. [Tese]. Brasília: Universidade de Brasília. Instituto de Ciências Sociais, 2004.
Catani AM, Oliveira, JF, Dourado LF. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil Edu Soc. 2001;75:67-83.
Perri de Carvalho AC, Fernandes Neto AJ, Madeira MC. Diretrizes curriculares e projeto pedagógico para curso de Odontologia. São Paulo: NUPES/USP; 1998. (Série Documentos de Trabalho, 02/98).
Silveira JL. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Odontologia:historicidade, legalidade e legitimidade. Pesq Bras Odontopediatria Clin Integr. 2004;4:151-6.
Feuerwerker L, Almeida M. Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: é tempo de ação. Rev ABENO. 2004; 4:14-6.
Feuerwerker L. Educação dos profissionais de saúde hoje: problemas, desafios perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Ver ABENO. 2003;3:24-7.
Santos BS. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez; 2004.
Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Análise sobre as Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Odontologia. Rev ABENO. 2002;2:35-8.
Perri de Carvalho AC. Planejamento do curso de graduação de Odontologia. Rev ABENO. 2004;4:7-13.
Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO. 2004;4:17-21.
Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Rev ABENO. 2006;6:6-10.
Moysés SJ. Políticas de saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Rev ABENO. 2004;4:30-7.
Lemos CL. A implantação das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Odontologia no Brasil: algumas reflexões. Rev ABENO. 2005;5:80-5.