Avaliação dos erros radiográficos cometidos por graduandos de odontologia em técnicas radiográficas intrabucais

Autores

  • Myrian Alves dos Santos Queiroga Cirurgiã-dentista Autor
  • Natália de Paula Prata Moreno Cirurgiã-dentista Autor
  • Cláudia Beatriz Oliveira de Figueiredo Cirurgiã-dentista Autor
  • Mauro Henrique de Nogueira Guimarães de Abreu Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Cláudia Borges Brasileiro Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Radiografia dentária, Controle de qualidade, Avaliação de serviços de saúde

Resumo

Os exames radiográficos são frequentemente utilizados como ferramentas auxiliares do exame clínico dos pacientes submetidos a tratamento odontológico em clínicas de cursos de graduação. A qualidade das imagens radiográficas é fundamental para uma interpretação adequada, fornecendo informações complementares necessárias para o estabelecimento do diagnóstico e elaboração do planejamento integral. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar a proporção de erros radiográficos na execução das técnicas radiográficas periapicais e interproximais, cometidos pelos acadêmicos de acordo com as clínicas cursadas. Após calibração, dois examinadores avaliaram 915 radiografias intrabucais, sendo 709 periapicais e 206 interproximais, contidas em 275 prontuários pertencentes aos pacientes submetidos a tratamento odontológico nas clínicas do 4o ao 8o períodos. Os erros analisados foram: alongamento e encurtamento da imagem radiográfica; halo ou efeito em meia-lua; alta e baixa densidade; mancha amarela na imagem; posicionamento incorreto do filme, com visualização da lâmina de chumbo; presença de ranhuras e de aparatos protéticos removíveis. A observação de, pelo menos, um dos erros avaliados foi o fator decisivo para considerar a imagem radiográfica insatisfatória. Os dados foram tabulados e empregou-se o teste Qui-quadrado e Teste Exato de Fisher (p<0,05), com correção de Bonferroni, para analisá-los. Houve 82,51% de erros, considerando- se o universo das radiografias. Observou-se diferença estatisticamente significativa na proporção de erros radiográficos entre as clínicas (p<0,05). Conclui-se que há uma importante proporção de erros radiográficos, sendo que a mesma diminui nas clínicas dos períodos mais avançados.

Referências

Kreich EM, Queiroz MGS, Sloniak MC. Controle de qualidade em radiografias periapicais obtidas no curso de Odontologia da UEPG. Ciências Biológicas e da Saúde. 2002; 8:33-45.

Patel Jr, Greer DF. Evaluating student progress through error reduction in intraoral radiographic technique. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1986; 62:471-4.

Gonçalves A, Bóscolo FN, Gonçalves M. Análise de erros radiográficos cometidos por alunos de faculdade de odontologia durante o tratamento endodôntico. Rev Fac Odontol Univ Passo Fundo. 2003; 8:61-5.

Carvalho PL, Neves ACC, Medeiros JMF, Zollner NA, Rosa LCL, Almeida ETDC. Erros técnicos nas radiografias intrabucais realizadas por alunos de graduação. RGO. 2009; 57:151-5.

Who. Quality assurance in diagnostic radiology. A guide prepared following a workshop held in Neuherberg (World Health Organization, Geneva, 1982).

Yacovenco A. Análise dos problemas mais frequentes da radiografia na prática odontológica. Revista da ABRO. 2001, 2:29-39.

Pontual MLA, Veloso HHP, Pontual AA, Silveira MMF. Errores em radiografias intrabucales realizadas em la Facultad de Odontogia de Pernambuco-Brasil. Acta Odontol Venez. 2005, 43:19-24.

Mourshed F. A study of intraoral radiographic errors made by dental students. Oral Surg. 1971, 32:824-8.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação dos erros radiográficos cometidos por graduandos de odontologia em técnicas radiográficas intrabucais. (2016). Arquivos Em Odontologia, 46(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3528

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)