Prática da promoção e educação em saúde bucal nos hospitais de grande porte da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2013.49.2.05Palavras-chave:
Promoção da saúde, Educação em saúde bucal, Equipe hospitalar de odontologiaResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar o estágio atual das práticas de promoção e educação em saúde bucal no contexto da Odontologia Hospitalar em hospitais de grande porte da Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG (RMBH).
Materiais e Métodos: Este é um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Para a determinação do grupo amostral foi utilizado os critérios de inclusão: hospitais localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ser categorizado como de grande porte, oferecer algum tipo de especialidade odontológica, independente do vínculo empregatício do cirurgião-dentista. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário estruturado, realizado por apenas uma pesquisadora, dirigido ao cirurgião-dentista responsável do setor odontológico. Após utilização dos critérios, dos 21 hospitais de grande porte da RMBH, apenas 14 possuem cirurgião-dentista em seu corpo clínico. Os dados coletados foram tabulados no em banco de dados Excel 2003 (Microsoft) em frequências absolutas e relativas.
Resultados: Verificou-se em 2008 que 71,4% dos hospitais com cirurgiões-dentistas realizavam procedimentos educativos. Sobre os métodos de educação em saúde encontraram-se as ações individuais como as mais utilizadas (80,0%), as palestras e as técnicas de escovação ocorrem na maioria deles (60,0%) e, em menor proporção, mas não menos importante, em 20,0% dos hospitais aplica-se a técnica de escovação supervisionada. Os temas mais abordados em atividades educativas foram: uso da escova e fio dental em 100,0% dos casos, dieta cariogênica, uso de antissépticos bucais e interferência das condições bucais sobre a saúde geral do paciente em 90,0%.
Conclusão: Verificou- se que a maioria dos hospitais da RMGV realizam educação e promoção de saúde bucal. Estas práticas independentes do tipo de procedimento educativo executado devem estar consolidadas no contexto hospitalar, afim de, fortalecer e justificar a necessidade deste profissional nos hospitais.
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