COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial: percepção de alunos de graduação em Odontologia com a disciplina de Odontopediatria

Autores

  • Ana Paula de Almeida Nunes Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora
  • Mabel de Freitas Lopes Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora
  • Renata Tolêdo Alves Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora
  • Rodrigo Guerra de Oliveira Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora
  • Camila Faria Carrada Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.36895

Palavras-chave:

COVID-19, Educação a distância, Educação em Odontologia

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de alunos do curso de Odontologia sobre sua experiência no ensino remoto na disciplina de Odontopediatria instituído devido à pandemia da COVID-19.

Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo que incluiu acadêmicos matriculados na disciplina de Odontopediatria, no curso de Odontologia, de uma Instituição Privada de Ensino Superior da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Os acadêmicos foram convidados a responder a um questionário contendo 14 itens objetivas um mês após o início das atividades de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os itens avaliavam a percepção do acadêmico em relação ao método de ensino adotado. Foi realizada análise descritiva (frequências absolutas e relativas) para todas as variáveis.

Resultados: Um total de 64 acadêmicos participaram do estudo com média de idade de 22,3 (+3,5) anos. A soma dos participantes que concordaram e concordaram fortemente que o conteúdo de Odontopediatria proporcionou embasamento teórico para experiências da vida real foi 42 (65,62%). Juntos, os indivíduos que concordaram e concordaram fortemente que o aprendizado no ERE foi comparável ao método tradicional totalizaram 51 acadêmicos (79,68%) e 35 (54,68%) concordaram/concordaram fortemente que a nota da avaliação foi semelhante à nota que receberiam em sala de aula. A explicação do professor foi considerada igual (n = 56; 87,50%) ou melhor (n = 8; 12,50%) ao método convencional. Houve satisfação da maioria dos participantes (n = 41; 64,06%). A quantidade de conteúdo da Odontopediatria ministrado no ERE não foi considerada a mesma que aprenderiam na sala de aula tradicional para muitos dos participantes (n = 51; 79,68%) e a interação entre aluno e professor foi avaliada como pior comparada à sala de aula tradicional (n = 50; 78,12%).

Conclusão: O ERE adotado na disciplina de Odontopediatria, no período avaliado, foi satisfatório em diversos aspectos e deve ser aprimorado, levando em consideração as fortalezas e fraquezas apontadas pelos acadêmicos.

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Publicado

2022-11-19

Como Citar

Nunes, A. P. de A., Lopes, M. de F., Alves, R. T. ., Oliveira, R. G. de, & Carrada, C. F. (2022). COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial: percepção de alunos de graduação em Odontologia com a disciplina de Odontopediatria . Arquivos Em Odontologia, 58, 175–182. https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.36895

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