Efeito da intervenção educativa sobre o nível de conhecimento de acadêmicos de medicina, participantes de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em relação a avulsão de dentes permanentes
DOI:
https://doi.org/10.35699/2178-1990.2023.38673Palavras-chave:
Avulsão dentária, Serviços médicos de emergência, EducaçãoResumo
Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa, sobre avulsão de dentes permanentes, no nível de conhecimento de participantes de uma equipe do SAMU.
Métodos: Participaram acadêmicos de Medicina que compunham a equipe do SAMU de Juiz de Fora (MG). A intervenção educativa foi realizada por meio de uma palestra com duração de 15 minutos. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário, contendo 13 perguntas sobre avulsão dentária, aplicado em três etapas: antes da palestra (T0), imediatamente após a palestra (T1) e quinze dias após a palestra (T2). Foi realizada análise descritiva e teste McNemar para análise estatística (p < 0,05).
Resultados: A amostra foi composta por 36 indivíduos. Nenhum participante relatou ter prestado atendimento a um caso de avulsão dentária. Trinta e quatro acadêmicos informaram não ter recebido orientações anteriores sobre o que fazer diante desse episódio e 35 afirmaram que esse conhecimento é necessário para o médico do SAMU. Houve aumento na porcentagem de acertos após os acadêmicos assistirem a palestra educativa (T1), para sete questões avaliadas. As mesmas questões também apresentaram maior percentual de acertos quinze dias após a palestra educativa (T2). Não houve diferença na capacidade dos acadêmicos reimplantarem um dente avulsionado tanto imediatamente após a palestra educativa (T1), quanto quinze dias após as orientações (T2) (T0-T1: p = 0,999; T0-T2: p = 0,999).
Conclusão: A palestra educativa influenciou de forma significativa à melhora do conhecimento sobre avulsão dentária dos acadêmicos de Medicina que fazem parte da equipe do SAMU-JF.
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