Efeito da intervenção educativa sobre o nível de conhecimento de acadêmicos de medicina, participantes de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em relação a avulsão de dentes permanentes

Autores

  • Ana Carolina Freitas Nascimento Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora
  • Luiza Flora Quintella Garcia Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora
  • Fernanda Bello Kneitz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Flávia Almeida Ribeiro Scalioni Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Campos Machado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila Faria Carrada Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.35699/2178-1990.2023.38673

Palavras-chave:

Avulsão dentária, Serviços médicos de emergência, Educação

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa, sobre avulsão de dentes permanentes, no nível de conhecimento de participantes de uma equipe do SAMU.

Métodos: Participaram acadêmicos de Medicina que compunham a equipe do SAMU de Juiz de Fora (MG). A intervenção educativa foi realizada por meio de uma palestra com duração de 15 minutos. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário, contendo 13 perguntas sobre avulsão dentária, aplicado em três etapas: antes da palestra (T0), imediatamente após a palestra (T1) e quinze dias após a palestra (T2). Foi realizada análise descritiva e teste McNemar para análise estatística (p < 0,05).

Resultados: A amostra foi composta por 36 indivíduos. Nenhum participante relatou ter prestado atendimento a um caso de avulsão dentária. Trinta e quatro acadêmicos informaram não ter recebido orientações anteriores sobre o que fazer diante desse episódio e 35 afirmaram que esse conhecimento é necessário para o médico do SAMU. Houve aumento na porcentagem de acertos após os acadêmicos assistirem a palestra educativa (T1), para sete questões avaliadas. As mesmas questões também apresentaram maior percentual de acertos quinze dias após a palestra educativa (T2). Não houve diferença na capacidade dos acadêmicos reimplantarem um dente avulsionado tanto imediatamente após a palestra educativa (T1), quanto quinze dias após as orientações (T2) (T0-T1: p = 0,999; T0-T2: p = 0,999).

Conclusão: A palestra educativa influenciou de forma significativa à melhora do conhecimento sobre avulsão dentária dos acadêmicos de Medicina que fazem parte da equipe do SAMU-JF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bourguignon C, Cohenca N, Lauridsen E, Flores MT, O’Connell AC, Day PF, et al. International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 1. Fractures and luxations. Dent Traumatol. 2020;36(4):314-30.

Moura KFO, Carrada CF, Souza VGC, Barcellos RF, Alves RT, Machado FC. Avulsão de dentes permanentes e seu manejo: conhecimento de estudantes de odontologia, medicina e enfermagem. Rev ABENO. 2021;21(1):1104.

Fouad AF, Abbott PV, Tsilingaridis G, Cohenca N, Lauridsen E, Bourguignon C, et al. International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 2. Avulsion of permanent teeth. Dent Traumatol. 2020;36(4):331-42.

Silva BRC, Perazzo MF, Neves ETB, Firmino RT, Granville-Garcia AF. Effect of an educational programme on the knowledge level among an emergency service medical team regarding tooth avulsion. Oral Health Prev Dent. 2016;14(3):259-66.

Das M, Reddy LV, Singh S. Prevalence of traumatic dental injuries among 5-16-year-old children and knowledge of teachers in the management of traumatic dental injuries. J Indian Assoc Public Health Dent. 2019;17(4):328-32.

Khan A, Goyal A, Somaiya V, Rathesh A, Sathiyamoorthy J, Larkin K, et al. Knowledge of australian primary education providers towards dental avulsion injuries: a cross-sectional study. Aust Dent J. 2020;65(1):46-52.

Díaz J, Bustos L, Herrera S, Sepulveda J. Knowledge of the management of paediatric dental traumas by non-dental professionals in emergency rooms in South Araucanía, Temuco, Chile. Dent Traumatol. 2009;25(6):611-9.

Sampaio ES, Tavares RA, Drumond CL, Lisboa JL, Zarzar PMPA, Silva TF, et al. Atitudes imediatas dos praticantes de artes marciais frente à avulsão dentária. Arq Odontol. 2019;55:e07.

Coste SC, Silva EF, Santos LCM, Ferreira DAB, Côrtes MIS, Colosimo, EA et al. Survival of replanted permanent teeth after traumatic avulsion. J Endod. 2020;46(3):370-5.

Al Sari S, Kowash M, Hussein I, Al-Halabi M. An educational initiative for Dubai school nurses and physical education teachers on the management of traumatic dental injuries. J Sch Nurs. 2019;35(5):359-66.

Jokic NI, Bakarcic D, Grzic R, Majstorovic M, Sostarek M. What general medicine students of University of Rijeka know about dental avulsion? Eur J Dent Educ. 2017;21(4):e131-4.

Abraham Y, Christy R, Gomez-Kunicki A, Cheng T, Eskarous S, Samaan V et al. Management of dental avulsion injuries: a survey of dental support staff in Cairns, Australia. Dent J (Basel). 2021;9(1):4.

Al-Asfour A, Andersson L. The effect of a leaflet given to parents for first aid measures after tooth avulsion. Dent Traumatol. 2008;24(5):515-21.

Kumar S, Sajjanar AB, Athulkar M, Sajjanar J, Shewale A, Wasnik M, et al. The status of knowledge related to the emergency management of avulsed tooth amongst the medical practitioners of Nagpur, Central India. J Clin Diagn Res. 2017;11(5):21-4.

Yeng T, O’Sullivan AJ, Shulruf B. Medical doctors’ knowledge of dental trauma management: a review. Dent Traumatol. 2020;36(2):100-7.

Iyer SS, Panigrahi A, Sharma S. Knowledge and awareness of first aid of avulsed tooth among physicians and nurses of hospital emergency department. J Pharm Bioallied Sci. 2017;9(2):94-8.

Duruk G, Erel ZB. Assessment of turkish dentists’ knowledge about managing avulsed teeth. Dent Traumatol. 2020;36(4):371-81.

Hartmann RC, Rossetti BR, Pinheiro LS, Figueiredo JAP, Rossi-Fedele G, Gomes MS, et al. Dentists′ knowledge of dental trauma based on the International Association of Dental Traumatology guidelines: a survey in South Brazil. Dent Traumatol. 2019;35(1):27-32.

Niviethitha S, Bhawarlal C, Ramkumar H, Dhakshanamoorthy S, Shanmugam H. Effectiveness of an audio-visual aid on the knowledge of school teachers regarding the emergency management of dental injuries. Dent Traumatol. 2018;34(4):290-6.

Perazzo MF, Silva BRC, Neves ETB, Firmino RT, Ribeiro GL, Granville-Garcia AF. Effect of dental health education on the management of avulsed teeth by firefighters. J Public Health. 2015;23(1):49-55.

Razeghi S, Mohebbi SZ, Gholami M, Mashayekhi M, Maraghehpour B, Rahnama E. Effect of two educational interventions on primary school teachers’ knowledge and self-reported practice regarding emergency management of traumatic dental injuries. BMC Oral Health. 2019;19(1):1-8.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Como Citar

Nascimento, A. C. F., Garcia, L. F. Q., Kneitz, F. B., Scalioni, F. A. R., Machado, F. C., & Carrada, C. F. (2023). Efeito da intervenção educativa sobre o nível de conhecimento de acadêmicos de medicina, participantes de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em relação a avulsão de dentes permanentes. Arquivos Em Odontologia, 59, 85–93. https://doi.org/10.35699/2178-1990.2023.38673

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)