YouTube™ como uma fonte de informações sobre odontologia do sono

Autores

  • Mariana Batista Ribeiro-Lages Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Matheus Cesar da Silva Parada Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Júnia Maria Serra-Negra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Matheus Melo Pithon Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Raildo da Silva Coqueiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucianne Cople Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2178-1990.2023.42118

Palavras-chave:

Odontologia, Sono, Medicina do sono, Webcast, Mídias Sociais

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade e a confiabilidade do conteúdo de vídeos sobre Odontologia do Sono no YouTube™.

Métodos: Foi realizada uma busca no YouTube™, utilizando o termo “Odontologia do Sono”, na qual selecionou-se os 100 primeiros vídeos para análise realizada por dois pesquisadores. Foram incluídos vídeos sobre o tema, na língua portuguesa brasileira, com no máximo 24 minutos. Foram extraídos: título, data, duração, visualização, curtida, fonte, público-alvo, objetivo e assunto. A qualidade foi avaliada através da Escala de Qualidade Global (EQG), e a confiabilidade, através da adaptação de um índice previamente publicado, ambos pontuando até 5 pontos, onde mais pontos significavam maior qualidade e confiabilidade. Foram realizados os testes de Mann-Whitney U, Kruskal-Wallis e a correlação de Spearman (p < 0,05).

Resultados: 58 vídeos foram incluídos, cuja mediana da duração foi 2,4 ± 7,6 minutos. A maioria dos vídeos era produzida por cirurgiões-dentistas (CD) (75,9%; n = 44), sobre apneia (96,6%; n = 56), com o objetivo educacional/informativo (65,5%; n = 38) e direcionado para leigos (58,6%; n = 34). A maioria apresentou mediana baixa de 2,0 ± 1,0 na EQG (41,4%; n = 24), e na escala de confiabilidade, a mediana de 3,0 ± 1,0 (60,3%; n = 35). Houve correlação moderada da EQG (p = 0,62; p < 0,01) e da confiabilidade (ρ = 0,41; p < 0,01) com a duração do vídeo, e também entre EQG e confiabilidade (ρ = 0,66; p < 0,01). Vídeos educacionais/informativos, produzidos por CD, e direcionados a leigos, apresentaram uma maior EQG e confiabilidade (p < 0,01). Vídeos que incluíam bruxismo tinham maior EQG (p = 0,01). Programas de televisão e vídeos que não eram comerciais apresentaram maior confiabilidade (p < 0,05).

Conclusão: A maioria dos vídeos possuía qualidade baixa e confiabilidade moderada. Vídeos educacionais/informativos, feitos por CD, direcionados a leigos, que incluíam bruxismo, programas de televisão e que não eram comerciais, apresentaram maior qualidade e confiabilidade.

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

Ribeiro-Lages, M. B., Parada, M. C. da S., Serra-Negra, J. M., Pithon, M. M., Coqueiro, R. da S., & Maia, L. C. (2024). YouTube™ como uma fonte de informações sobre odontologia do sono. Arquivos Em Odontologia, 59, 253–265. https://doi.org/10.35699/2178-1990.2023.42118

Edição

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