Fatores associados ao não uso dos serviços odontológicos durante o isolamento social na pandemia de Covid-19 entre professores da educação básica da rede Estadual de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2178-1990.2023.47542Palavras-chave:
COVID-19, Docentes, Ensino Fundamental e Médio, Assistência Odontológica, Dor de Dente, Inquéritos EpidemiológicosResumo
Objetivo: Analisar fatores associados ao não uso dos serviços odontológicos durante o isolamento social na pandemia da Covid-19 entre professores da educação básica pública do estado de Minas Gerais (MG).
Métodos: Estudo transversal analítico do tipo websurvey realizado entre professores da educação básica das escolas estaduais de MG. O estudo contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) que enviou o formulário aos e-mails institucionais dos professores. A variável dependente adotada foi o não uso dos serviços odontológicos durante o período de isolamento social (2020 e 2021) na pandemia da Covid-19. As variáveis independentes foram organizadas segundo modelo teórico de ANDERSEN & DAVIDSON. Foi conduzida Regressão Logística Binária.
Resultados: Dos 1.907 professores participantes, 15,3% não utilizaram o serviço odontológico durante o período de isolamento social. A chance de não uso dos serviços odontológicos foi maior entre indivíduos do sexo masculino, com pior padrão alimentar, com autopercepção regular e negativa da saúde bucal, que relataram necessitar de tratamento odontológico e menor chance de não uso entre aqueles que relataram dor.
Conclusão: A maioria dos professores investigados fez uso dos serviços odontológicos durante o período. O não uso foi maior entre homens e esteve associado a hábitos, condições clínicas e subjetivas mais negativas.
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