Fatores associados ao não uso dos serviços odontológicos durante o isolamento social na pandemia de Covid-19 entre professores da educação básica da rede Estadual de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2178-1990.2023.47542

Palavras-chave:

COVID-19, Docentes, Ensino Fundamental e Médio, Assistência Odontológica, Dor de Dente, Inquéritos Epidemiológicos

Resumo

Objetivo: Analisar fatores associados ao não uso dos serviços odontológicos durante o isolamento social na pandemia da Covid-19 entre professores da educação básica pública do estado de Minas Gerais (MG).

Métodos: Estudo transversal analítico do tipo websurvey realizado entre professores da educação básica das escolas estaduais de MG. O estudo contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) que enviou o formulário aos e-mails institucionais dos professores. A variável dependente adotada foi o não uso dos serviços odontológicos durante o período de isolamento social (2020 e 2021) na pandemia da Covid-19. As variáveis independentes foram organizadas segundo modelo teórico de ANDERSEN & DAVIDSON. Foi conduzida Regressão Logística Binária.

Resultados: Dos 1.907 professores participantes, 15,3% não utilizaram o serviço odontológico durante o período de isolamento social. A chance de não uso dos serviços odontológicos foi maior entre indivíduos do sexo masculino, com pior padrão alimentar, com autopercepção regular e negativa da saúde bucal, que relataram necessitar de tratamento odontológico e menor chance de não uso entre aqueles que relataram dor.

Conclusão: A maioria dos professores investigados fez uso dos serviços odontológicos durante o período. O não uso foi maior entre homens e esteve associado a hábitos, condições clínicas e subjetivas mais negativas.

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

Gumes, J. S., Silva, A. W. A., Lacerda, A. M., Barbosa, R. E. C., Veloso, R. R., Paula, A. M. B. de, & Haikal , D. S. A. (2024). Fatores associados ao não uso dos serviços odontológicos durante o isolamento social na pandemia de Covid-19 entre professores da educação básica da rede Estadual de Minas Gerais. Arquivos Em Odontologia, 59, 283–294. https://doi.org/10.35699/2178-1990.2023.47542

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