Atendimento de urgência em Odontopediatria de um centro universitário no período pandêmico e pós-pandêmico
análise da demanda, do perfil dos pacientes e satisfação dos usuários
DOI:
https://doi.org/10.35699/2178-1990.2025.55703Palavras-chave:
Assistência ambulatorial, Odontopediatria, Satisfação do paciente, Universidades, Serviços de saúde para estudantesResumo
Objetivo: Analisar a demanda, o perfil dos pacientes e satisfação dos usuários que procuraram o serviço de urgência em odontopediatria em um centro universitário no período pandêmico e pós-pandêmico.
Métodos: Estudo retrospectivo baseado em prontuários e prospectivo baseado em avaliações clínicas e aplicação de questionários de satisfação a pais/responsáveis e pacientes que foram atendidos entre 2020 e 2023. Foram coletados dados sociodemográficos e os principais motivos para a busca ao serviço. No exame clínico observou-se a condição do elemento dentário tratado no serviço. Para avaliação da satisfação dos usuários, utilizou-se entrevista e questionário para os pais/responsáveis/pacientes. Os dados foram analisados descritivamente.
Resultados: Foram analisados 302 prontuários. Pacientes do sexo masculino (51,0%), brancos (64%) e faixa etária de 6 a 11 anos (57,2%) foram os mais prevalentes. A principal razão para buscar o serviço de urgência foi para tratamento regular (55,2%). Dos pacientes reavaliados, 44,4% apresentaram o dente tratado e 65,3% apresentavam alteração de cor devido à presença de lesão de cárie, tratamento endodôntico/traumatismo e fístula. Quanto à satisfação, a aparência e organização da sala geraram alta satisfação entre os pais/responsáveis (99,1%), enquanto a dificuldade em dar continuidade ao atendimento foi a principal insatisfação relatada (51,3%). A maioria das crianças (86,3%) relatou satisfação com a visita ao dentista.
Conclusão: Foi possível analisar o perfil dos pacientes e encaminhá-los para atendimentos regulares, mas há necessidade de estratégias para melhorar o acesso contínuo. A busca por tratamento envolveu necessidades como prevenção, cirurgias, ortodontia e tratamento da cárie, reforçando a necessidade de ações preventivas e educativas. A satisfação com o atendimento destacou a importância da qualidade e humanização nos serviços.
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