Uma leitura da relação entre quantidade e qualidade na lógica dialética a partir de Henri Lefebvre
Resumo
Neste artigo, interpreto a relação entre as categorias de quantidade e qualidade a partir da obra da dialética materialista de Henri Lefebvre. Para isso, após uma breve introdução da biobibliografia de Henri Lefebvre, reconstruo essa relação a partir da obra Lógica Formal/Lógica Dialética enquanto o primeiro livro de um projeto logo abandonado em circunstâncias que explicito. Como um segundo passo, exploro a relação entre as categorias de quantidade e qualidade, por um lado, e o conceito de totalidade aberta na obra do autor francês. No término do ensaio indico de que forma as mediações postas ao longo do trabalho podem tornar-se produtivas para futuras interpretações de materiais historiográficos.
Downloads
Referências
ELDEN, Stuart. Understanding Henri Lefebvre: theory and the possible. London and New York City: Continuum, 2004.
JAY, Martin. Marxism and Totality: the adventures of a concept from Lukács to Habermas. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1984.
LEFEBVRE, Henri. La notion de totalité dans les sciences sociales. Cahiers internationaux de Sociologie, n. 18. Janvier- Juin, 1955.
LEFEBVRE, Henri. Lógica Formal Lógica Dialética. 2. ed. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
LEFEBVRE, Henri. Logique Formelle Logique Dialectique. Troisième Edition avec une nouvelle introduction. Editions Sociales: Paris, 1982.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Pedro Lopes Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.