Uma leitura da relação entre quantidade e qualidade na lógica dialética a partir de Henri Lefebvre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69881/rcaap.v29i1.51716

Resumo

Neste artigo, interpreto a relação entre as categorias de quantidade e qualidade a partir da obra da dialética materialista de Henri Lefebvre. Para isso, após uma breve introdução da biobibliografia de Henri Lefebvre, reconstruo essa relação a partir da obra Lógica Formal/Lógica Dialética enquanto o primeiro livro de um projeto logo abandonado em circunstâncias que explicito. Como um segundo passo, exploro a relação entre as categorias de quantidade e qualidade, por um lado, e o conceito de totalidade aberta na obra do autor francês. No término do ensaio indico de que forma as mediações postas ao longo do trabalho podem tornar-se produtivas para futuras interpretações de materiais historiográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Lopes Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e bacharel em Direito pela UFMG.

Referências

ELDEN, Stuart. Understanding Henri Lefebvre: theory and the possible. London and New York City: Continuum, 2004.

JAY, Martin. Marxism and Totality: the adventures of a concept from Lukács to Habermas. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1984.

LEFEBVRE, Henri. La notion de totalité dans les sciences sociales. Cahiers internationaux de Sociologie, n. 18. Janvier- Juin, 1955.

LEFEBVRE, Henri. Lógica Formal Lógica Dialética. 2. ed. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

LEFEBVRE, Henri. Logique Formelle Logique Dialectique. Troisième Edition avec une nouvelle introduction. Editions Sociales: Paris, 1982.

Downloads

Publicado

29.10.2024

Como Citar

Lopes Fernandes, J. P. (2024). Uma leitura da relação entre quantidade e qualidade na lógica dialética a partir de Henri Lefebvre. Revista Do CAAP, 29(1), 1–15. https://doi.org/10.69881/rcaap.v29i1.51716

Edição

Seção

Artigos