Caminhos Cruzados:
Mulheres Encarceradas, Educação e Criminalidade
DOI:
https://doi.org/10.69881/rcaap.v29i1.51766Resumo
Este trabalho tem como foco descrever e analisar dados estatísticos de educação prisional e as mulheres do cárcere. Realizar uma análise teórica durante sua permanência no sistema prisional, suas trajetórias são recontadas, revelando as múltiplas dimensões de opressão que enfrentam, incluindo questões relacionadas a gênero, raça, classe social, contexto familiar, violência e suas experiências com o sistema de justiça. O objetivo também é mapear suas trajetórias educacionais e como as experiências educacionais dessas mulheres podem ter contribuído para sua vulnerabilidade à criminalidade. Compreender esses elementos é fundamental para uma análise mais aprofundada dos caminhos que as levaram ao sistema prisional. Além disso, busca-se compreender as percepções das mulheres encarceradas sobre o papel da educação em suas vidas, inclusive como a educação pode ser uma ferramenta para a ressignificação pessoal e social após a prisão. Suas visões sobre essa questão serão levadas em consideração para abordar a importância da educação como um potencial via de transformação para essas mulheres.
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