Caminhos Cruzados

Mulheres Encarceradas, Educação e Criminalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69881/rcaap.v29i1.51766

Palavras-chave:

Mulheres, Educação, Prisão

Resumo

Este trabalho investiga como as experiências educacionais das mulheres encarceradas ao longo de suas vidas podem ser analisadas, com base em dados estatísticos sobre o número de presas e seus níveis de escolaridade, como fatores relevantes na compreensão de suas trajetórias que culminaram na prisão. Focando nas instituições penitenciárias femininas do Estado de Minas Gerais, a análise reconta as múltiplas dimensões de opressão enfrentadas por essas mulheres, incluindo questões de gênero, raça, classe social, contexto familiar e violência, bem como suas interações com o sistema de justiça. O objetivo é mapear suas trajetórias educacionais e investigar como essas experiências podem ter contribuído para sua vulnerabilidade à criminalidade. Compreender esses elementos é fundamental para uma análise aprofundada dos caminhos que levaram essas mulheres ao sistema prisional. Além disso, o estudo busca entender as percepções das mulheres encarceradas sobre o papel da educação em suas vidas, considerando como a educação pode servir como uma ferramenta de ressignificação pessoal e social após a prisão. Essas percepções são cruciais para discutir a educação como um potencial agente de transformação para essas mulheres.

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Biografia do Autor

  • Christianno Conceição Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Especialista em Gestão Pública (Universidade Federal de Juiz de Fora). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUMEC). Especialista em EAD e Tecnologias Educacionais (CESUMAR). Graduado em Pedagogia e Letras - Língua Portuguesa (FACISA-BH). Bacharelando no curso de Ciências do Estado (UFMG). Policial Penal (Minas Gerais).

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Publicado

03.06.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Caminhos Cruzados: Mulheres Encarceradas, Educação e Criminalidade. (2025). Revista Do CAAP, 29(1), 1-18. https://doi.org/10.69881/rcaap.v29i1.51766