Caminhos Cruzados:

Mulheres Encarceradas, Educação e Criminalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69881/rcaap.v29i1.51766

Resumo

Este trabalho tem como foco descrever e analisar dados estatísticos de educação prisional e as mulheres do cárcere. Realizar uma análise teórica durante sua permanência no sistema prisional, suas trajetórias são recontadas, revelando as múltiplas dimensões de opressão que enfrentam, incluindo questões relacionadas a gênero, raça, classe social, contexto familiar, violência e suas experiências com o sistema de justiça. O objetivo também é mapear suas trajetórias educacionais e como as experiências educacionais dessas mulheres podem ter contribuído para sua vulnerabilidade à criminalidade. Compreender esses elementos é fundamental para uma análise mais aprofundada dos caminhos que as levaram ao sistema prisional. Além disso, busca-se compreender as percepções das mulheres encarceradas sobre o papel da educação em suas vidas, inclusive como a educação pode ser uma ferramenta para a ressignificação pessoal e social após a prisão. Suas visões sobre essa questão serão levadas em consideração para abordar a importância da educação como um potencial via de transformação para essas mulheres.

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Biografia do Autor

Christianno Conceição Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialista em Gestão Pública (Universidade Federal de Juiz de Fora). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUMEC). Especialista em EAD e Tecnologias Educacionais (CESUMAR). Graduado em Pedagogia e Letras - Língua Portuguesa (FACISA-BH). Bacharelando no curso de Ciências do Estado (UFMG). Policial Penal (Minas Gerais).

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Publicado

02.11.2024

Como Citar

Conceição Silva, C. (2024). Caminhos Cruzados:: Mulheres Encarceradas, Educação e Criminalidade. Revista Do CAAP, 29(1), 1–18. https://doi.org/10.69881/rcaap.v29i1.51766

Edição

Seção

Artigos