Um diagnóstico crítico das políticas públicas de democratização do ensino superior no Brasil:
entre a inclusão e o endividamento (2005-2015)
DOI:
https://doi.org/10.69881/548b3843Palavras-chave:
Ética, Política, Educação, Ensino SuperiorResumo
Esta pesquisa vale-se dos referenciais teóricos e metodológicos do filósofo francês Michel Foucault (1923-1984), destacando a concepção de filosofia enquanto diagnóstico do presente a fim de realizar um diagnóstico crítico das políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior, entre os anos de 2005 a 2015, no Brasil. Na primeira parte do artigo, focaremos na análise das políticas públicas implementadas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação, destacando o PROUNI, REUNI e FIES. Na segunda seção, analisaremos o que denominamos de “fábrica dos estudantes endividados”, a partir das perspectivas de Maurizio Lazzarato (2017) para, enfim, apontarmos para a necessidade de se discutir a desfinanceirização das políticas educacionais e na urgência de conceber o acesso ao ensino superior como um direito e não como um produto.
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