O Caso das Comunidades Quilombolas de Alcântara vs. Brasil:
um retrato do tratamento dado às pessoas sem moradia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.69881/rcaap.v29i1.52344Resumo
O presente estudo abordará o Caso das Comunidades Quilombolas de Alcântara vs. Brasil, que foi submetido à Corte Interamericana de Direitos Humanos em 2022, após o Brasil não atender às recomendações feitas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Nessa análise, será importante mencionar como ocorreu a construção do Centro de Lançamento de Alcântara, que envolveu a remoção de diversas famílias e a violação contínua de direitos humanos, que perdura há várias décadas. Da mesma forma, serão abordadas as tentativas de entrega da base de lançamento à exploração internacional, priorizando acordos não benéficos ao Brasil. A análise do caso permitirá demonstrar que o tratamento dado aos quilombolas de Alcântara é um retrato do tratamento dado a todas as populações que são desapropriadas por diferentes motivos, sendo desalojadas, desprovidas de suas propriedades e violadas em seus direitos de múltiplas formas. A comparação apontará a necessidade de maior proteção a todos os cidadãos que enfrentam um processo desapropriatório.
Downloads
Referências
ANDRADE, L. A. G. de; AZEVEDO, S. de. Habitação e Poder: da Fundação da Casa Popular ao Banco Nacional de Habitação. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2011.
ARISTÓTELES. A política. Trad. Nestor Silveira Chaves. 2ª ed. São Paulo: Edipro, 2009.
BRASIL, Decreto-Lei 3.365, de 21 de junho de 1941. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3365.htm. Acesso em 15 abr. 2024.
COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Relatório n.º 189/20. Caso 12.569. Relatório de Mérito. Comunidades Quilombolas de Alcântara. Disponível em: https://www.oas.org/pt/cidh/decisiones/corte/2022/br_12.569_pt.pdf. Acesso em 02 abr. 2024.
CORRÊA, Ana Carolina Utsch. O processo de implementação do Vila Viva no Aglomerado da Serra e os possíveis impactos na criminalidade local. 2010. Monografia (Especialização em Segurança Pública e Justiça Criminal) – Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2010.
OLIVEIRA, Rafael. Caso de quilombolas afetados por Base de Alcântara chega à Corte Interamericana. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/72687/caso-de-quilombolas-afetados-por-base-de-alcantara-chega-a-corte-interamericana. Acesso em 03 abr. 2024.
POLOS DE CIDADANIA DA UFMG. Entulhos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wtdJS2ke5Ow&t=273s. Acesso em 04 abr. 2024.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Caso Comunidades Quilombolas de Alcântara vs. Brasil. Declaração. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/cooperacao-internacional/ComunidadesQuilombolas_MDHC.pdf. Acesso em 02 abr. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Igor Siuves Jorge
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.