Entrevista com Macaé Evaristo, Ministra de Estado
DOI:
https://doi.org/10.69881/e796q854Palavras-chave:
Entrevista, Macaé Evaristo, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, MDHCResumo
Macaé Maria Evaristo dos Santos é educadora e militante histórica das lutas por justiça racial, educação pública e direitos dos povos tradicionais no Brasil. Nascida em São Gonçalo do Pará (MG), formou-se em Serviço Social pela UFMG, onde também obteve o título de mestre em Educação, com a dissertação Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá (2006). Professora na educação básica desde os 19 anos, foi Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte e, posteriormente, Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais, sendo a primeira mulher negra a ocupar esse cargo. Ao longo de suas gestões, implementou políticas públicas voltadas à inclusão, ao combate às desigualdades raciais e teve papel decisivo na aplicação de diretrizes para a educação escolar indígena e quilombola. Em 2023, foi nomeada Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), aprofundando sua atuação em defesa dos direitos das populações historicamente marginalizadas. Nesta entrevista à Revista do CAAP, Macaé Evaristo reflete sobre os caminhos da educação e sua relação com a luta por democracia e justiça social.
Downloads
Referências
EVARISTO, Macaé. Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá. Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. Repositório Institucional da UFMG.
ALVES, Marco Antônio Sousa Alves; ANDRADE, Otávio Morato de. Autonomia individual em risco? Governamentalidade algorítmica ea constituição do sujeito. Cadernos Metrópole 24 (55), 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Otávio Morato, Isadora Montanar, Ivonise Ivonise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.