De Niccolò para Lorenzo: Considerações acerca da relação autor-príncipe
Abstract
O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre Maquiavel e Lorenzo de Medici, tendo em vista prin- cipalmente a obra O Príncipe. Tal análise se dará em três mo- mentos. Primeiramente, examinar-se-á os vários elementos que caracterizam o contexto de concepção da obra, para, posteriormente, compreender como foi edificada a relação entre o autor e Lorenzo de Medici no seio da obra. Ao final, tentar-se-á demonstrar que Lorenzo seria um instrumento retórico para a afirmação da necessidade do saber político criado por Maquiavel com a própria concepção do livro. Tal interpretação, a nosso ver, conseguiria integrar as diversas partes do livro, ressaltando o aspecto retórico do pensa- mento maquiaveliano sem recorrer a uma imagem mítica do autor.
Downloads
References
ADVERSE, Helton. “A Matriz Italiana” in BIGNOTTO, Newton (Org). Ma-trizes do Republicanismo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
BIGNOTTO, Newton. Maquiavel republicano. São Paulo: Loyola, 1991.
GILBERT, Allan (ed). The letters of Machiavelli. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.
KAHN, Victoria Ann. Machiavellian Rhetoric: From the Counter Reformation to Milton. Princeton: Princeton University Press, 1994.
MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Teoria da Constituição. 1ª ed., Belo Horizonte: Initia Via, 2012.
STRAUSS, Leo. “Machiavelli’s Intention: The Prince” in The American Politi-cal Science Review, Vol. 51, No. 1 (Mar., 1957), pp. 13-40.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.