Responsabilidade civil nas relações de consumo

do mero aborrecimento ao dano moral

Autores

  • Gustavo Henrique Duarte Souza Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.69881/rcaap.v26i1-2.46997

Palavras-chave:

Dano moral, Direito do consumidor , Mero aborrecimento , Responsabilidade civil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir, à luz da doutrina, aspectos da responsabilidade civil contemporânea, a banalização do instituto do dano moral nas relações de consumo, as questões relativas ao mero aborrecimento e sobre as divergências jurisprudenciais acerca do tema. Nesse sentido, é explicitado os diversos prejuízos advindos dessa banalização para o consumidor que é a parte mais vulnerável da relação consumerista. Ademais, reitera-se a importância da uniformização dos julgados para que sejam criados parâmetros objetivos que facilitem a aplicação do instituto do dano moral no caso concreto e, por consequência, a garantia da segurança jurídica e a devida proteção dos direitos de personalidade do consumidor.    

 

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Publicado

20.03.2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Responsabilidade civil nas relações de consumo: do mero aborrecimento ao dano moral. (2023). Revista Do CAAP, 26(1-2), 1-14. https://doi.org/10.69881/rcaap.v26i1-2.46997