Entrevista com Sidarta Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69881/khesrx41

Palavras-chave:

neurociência, livre-arbítrio, sono, sonho, lei de drogas

Resumo

Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um dos fundadores do Instituto do Cérebro, o brasiliense Sidarta Ribeiro é um dos nomes mais respeitados da ciência nacional. Sua formação inclui o bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Comportamento Animal pela Rockefeller University e pós-doutorado em Neurofisiologia pela Duke University. Conhecido por unir rigor acadêmico à capacidade de dialogar com públicos diversos, Sidarta é referência no Brasil e no mundo em temas como sono, sonhos, memória e estados alterados de consciência. Nesta entrevista exclusiva à Revista do CAAP, o pesquisador falou, dentre outros temas, sobre a questão do livre-arbítrio, os sonhos lúcidos, a ciborgização promovida pela Inteligência Artificial (IA) e os desafios da Universidade e da pesquisa acadêmica no mundo contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, Universidade de Duke (EUA)

    Professor Titular de Neurociências do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller e pós-doutor em Neurofisiologia pela Universidade Duke. É pesquisador sênior associado do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat/FAPESP), membro fundador da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e integrante do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences. Participa de conselhos editoriais e consultivos, foi eleito membro da Academia de Ciências da América Latina e da diretoria da SBPC. Desde 2023, é pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da FIOCRUZ.

  • Otávio Morato de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Université libre de Bruxelles – Bélgica. Mestre em Direito pela UFMG. Pós-graduado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Bacharel em Direito pela UFMG. Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-MG e Bacharel em Administração pela PUC-MG. Editor-Chefe da Revista do CAAP.

  • Laís Barreto Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda em Direito Político na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada (lato sensu) em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Graduada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Diamantina). Presidenta da Comissão de Revisão da Revista do CAAP.

Referências

CARDOSO, Renato César; ANDRADE, Otávio Morato de. Revisitando o experimento de Libet: contribuições atuais da neurociência para o problema do livre-arbítrio. Kriterion, v. 64, p. 437-457, 2023.

GATTAZ, Wagner; COSTA, Marianna; SALATINO-OLIVEIRA, Angélica; GONÇALVES, Daniel; TALIB, Leda; MOREIRA-ALMEIDA, Alexander. Candidate Genes Related to Spiritual Mediumship: A Whole Exome Sequencing Analysis of Highly Gifted Mediums. Brazilian Journal of Psychiatry, accepted 24/12/2024. https://www.bjp.org.br/details/3591/en-US

RIBEIRO, Sidarta. O Oráculo da Noite: A história e a ciência do sonho. Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, Sidarta. As Flores do Bem: A ciência e a história da libertação da maconha. Editora Fósforo, 2024.

YAMASHITA, Marcelo; ORSI, Carlos. Genética da mediunidade é a nova Fada dos Dentes. Revista Questão de Ciência, 19/02/ 2025, https://www.questao-ciencia.com.br/artigo/2025/02/19/genetica-da-mediunidade-e-a-nova-fada-dos-dentes.html.

Publicado

07.05.2025

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar