Revisão bibliográfica dos efeitos da poluição do ar sobre a saúde humana e uma breve análise crítica da atual legislação brasileira sobre os padrões de qualidade do ar (CONAMA 491/2018)

Autores

  • Alceu Raposo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Welligtosn Lopes de Assis Univerdidade Federal de Minas Gerais
  • Shayanne Raposo Norton Hospital Felício Rocho

DOI:

https://doi.org/10.29327/248949.21.21-1

Palavras-chave:

climatologia, saúde, geografia médica, poluição atmosférica, saúde e meio ambiente

Resumo

Este artigo faz uma breve revisão histórica dos eventos de poluição atmosférica no mundo, mas em especial os mais emblemáticos ocorridos na Europa e EUA. A partir desta breve revisão histórica é possivel perceber que o problema da qualidae do ar sobre a saúde humana não é um “privilégio” do mundo atual, indicando o grau de complexidade na qual se envolve este fenômeno. Dentre este cenário a poluição do ar constitui uma crise global de saúde pública, uma vez que a exposição aos poluentes atmosféricos ameaça a saúde de um grande números de pessoas em todo o mundo. Segundo os dados da OMS cerca de  4,2 milhões de mortes prematuras atribuídas à poluição do ar no mundo e estima que a poluição do ar tenha sido responsável por cerca de 58% de mortes prematuras por doenças cerebrovasculares e doenças isquêmica do coração; 18% por doença pulmonar obstrutiva crônica e infecção respiratória aguda; e 6% por câncer de pulmão, traqueia e brônquios no ano de 2016. Por fim, o presente estudo indica que mediante o atual conhecimento científico absorvido que a atual legislação brasileira (Resolução CONAMA 491/2018), embora mencina que se orienta pelos padrões da OMS, isso não ocorre uma vez que os valores atuais ainda estão acima dos valores seguros indicados pela OMS e pelos estudos científicos analisados.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Raposo, A., Lopes de Assis , W. ., & Raposo Norton, S. (2021). Revisão bibliográfica dos efeitos da poluição do ar sobre a saúde humana e uma breve análise crítica da atual legislação brasileira sobre os padrões de qualidade do ar (CONAMA 491/2018). Cadernos Do Leste, 21(21). https://doi.org/10.29327/248949.21.21-1

Edição

Seção

Artigos