Os mapas de propaganda durante a Guerra Fria (1947-1991)
uma revisão cartográfica
DOI:
https://doi.org/10.29327/248949.22.22-6Palavras-chave:
Cartografia, Mapas de propaganda, Guerra FriaResumo
O conhecimento cartográfico está presente no cotidiano dos seres humanos, sendo os mapas uma das expressões emblemáticas no imaginário coletivo. Os mapas, por sua vez, se diferenciam em conteúdo e forma. Isto posto, realizou-se uma revisão bibliográfica a respeito da Ciência Cartográfica para melhor compreender a evolução do conhecimento cartográfico, apoiando-se, principalmente, nas contribuições de Monmonier (1991), Le Sann (2005), Castro (2012) e Martinelli e Graça (2011). Diante disso, apresentou-se uma discussão sobre a tipologia dos mapas de propaganda, analisando cinco exemplos do período de Guerra Fria (1947-1991). Por fim, notou-se que os mapas de propaganda foram estratégicos como meios de comunicação persuasivos no período da Guerra Fria, transmitindo mensagens político-ideológicas para a população.