Os mapas de propaganda durante a Guerra Fria (1947-1991)

uma revisão cartográfica

Autores

  • Gustavo Augusto Andrade de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Henrique Fonseca Mundim Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29327/248949.22.22-6

Palavras-chave:

Cartografia, Mapas de propaganda, Guerra Fria

Resumo

O conhecimento cartográfico está presente no cotidiano dos seres humanos, sendo os mapas uma das expressões emblemáticas no imaginário coletivo. Os mapas, por sua vez, se diferenciam em conteúdo e forma. Isto posto, realizou-se uma revisão bibliográfica a respeito da Ciência Cartográfica para melhor compreender a evolução do conhecimento cartográfico, apoiando-se, principalmente, nas contribuições de Monmonier (1991), Le Sann (2005), Castro (2012) e Martinelli e Graça (2011). Diante disso, apresentou-se uma discussão sobre a tipologia dos mapas de propaganda, analisando cinco exemplos do período de Guerra Fria (1947-1991). Por fim, notou-se que os mapas de propaganda foram estratégicos como meios de comunicação persuasivos no período da Guerra Fria, transmitindo mensagens político-ideológicas para a população.

Biografia do Autor

  • Gustavo Augusto Andrade de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Mestrando em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

  • Henrique Fonseca Mundim, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os mapas de propaganda durante a Guerra Fria (1947-1991): uma revisão cartográfica. (2022). Cadernos Do Leste, 22(22). https://doi.org/10.29327/248949.22.22-6

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