Os mapas de propaganda durante a Guerra Fria (1947-1991)

uma revisão cartográfica

Autores

  • Gustavo Augusto Andrade de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Henrique Fonseca Mundim Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29327/248949.22.22-6

Palavras-chave:

Cartografia, Mapas de propaganda, Guerra Fria

Resumo

O conhecimento cartográfico está presente no cotidiano dos seres humanos, sendo os mapas uma das expressões emblemáticas no imaginário coletivo. Os mapas, por sua vez, se diferenciam em conteúdo e forma. Isto posto, realizou-se uma revisão bibliográfica a respeito da Ciência Cartográfica para melhor compreender a evolução do conhecimento cartográfico, apoiando-se, principalmente, nas contribuições de Monmonier (1991), Le Sann (2005), Castro (2012) e Martinelli e Graça (2011). Diante disso, apresentou-se uma discussão sobre a tipologia dos mapas de propaganda, analisando cinco exemplos do período de Guerra Fria (1947-1991). Por fim, notou-se que os mapas de propaganda foram estratégicos como meios de comunicação persuasivos no período da Guerra Fria, transmitindo mensagens político-ideológicas para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Augusto Andrade de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrando em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Henrique Fonseca Mundim, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Andrade de Oliveira, G. A., & Mundim, H. F. (2022). Os mapas de propaganda durante a Guerra Fria (1947-1991): uma revisão cartográfica. Cadernos Do Leste, 22(22). https://doi.org/10.29327/248949.22.22-6

Edição

Seção

Artigos