Desenvolvimento e validação de um mapa de declividade de vias para o Município de Belo Horizonte-MG com fins de administração pública
DOI:
https://doi.org/10.29327/248949.24.24-1Palavras-chave:
Geoprocessing; Slope; Transport; Public administration.Resumo
A presente pesquisa consistiu no cálculo de informações referentes à declividade do terreno interceptado por cada segmento da malha viária do município de Belo Horizonte-MG. Embora aparentemente simples pela existência de dados geográficos precisos oriundos da base cartográfica e malha viária oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, o processo e o produto caracterizaram uma inovação na administração pública no que tange o planejamento e a gestão do setor de transportes. O presente trabalho teve como objetivo alimentar a base viária de Belo Horizonte com informações sobre as declividades mínima, média e máxima das vias por segmento, que somadas a outras informações como o tipo de pavimentação, a largura e o gabarito, caracterizam fatores imprescindíveis ao planejamento e operação do transporte e da logística urbana. Todos os segmentos da malha municipal foram alvos do processamento, totalizando mais de 4000km de vias. As informações de declividade dos trechos passaram por um processo de validação cartográfica concluindo-se que o mesmo atende à necessidade da presente pesquisa. O caráter singular e a originalidade do projeto, bem como os seus resultados elevam a Autarquia de Transportes de Belo Horizonte -BHTRANS- à vanguarda do uso de geoprocessamento no planejamento e na gestão do transporte urbano. A visibilidade e o interesse público pelos resultados da pesquisa demonstram que as informações de declividade das vias são objetos de desejo para subsidiar políticas de mobilidade, acessibilidade, segurança e eficiência no transporte urbano.