Agência, autonomia e alienação no cotidiano de motoristas de aplicativo

um estudo de caso para Minas Gerais

Autores

  • Marden Campos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29327/248949.22.22-3

Palavras-chave:

Aplicativo, Trabalho Digital, Uber, Autonomia municipal

Resumo

Uma das transformações mais significativos observadas no mundo do trabalho nas últimas décadas foi o surgimento do “trabalho de aplicativo” ou “de plataforma”. A novidade do tema tem desafiado os estudiosos a desenvolverem novos arcabouços conceituais que expliquem as principais características dessas formas de organização do trabalho e seus impactos nas sociedades contemporâneas. O presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada com motoristas de aplicativo no Estado de Minas Gerais em 2021. Nosso objetivo é entender as percepções dos trabalhadores sobre essa modalidade de trabalho e quais estratégias comportamentais eles adotam para permanecer na função. Os resultados indicam que os trabalhadores desenvolvem performances em seu cotidiano baseadas em adaptações e “jogos de cintura” em que tentam equilibrar-se entre valores individuais, expectativas dos consumidores e vigilância das plataformas. Essas novas formas de sociabilidade ocorrem em um contexto de restrição da ação social que articulam, de forma inovadora, elementos como agência, autonomia e alienação do trabalhador no século XXI

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Campos, M. (2022). Agência, autonomia e alienação no cotidiano de motoristas de aplicativo: um estudo de caso para Minas Gerais. Cadernos Do Leste, 22(22). https://doi.org/10.29327/248949.22.22-3

Edição

Seção

Artigos