A memória e o sujeito: impasses e contribuições da leitura em língua estrangeira

Autores/as

  • Márcia Atálla Pietroluongo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.7..123-141

Resumen

Resumo: No jogo e instauração de sentidos intrínseco à leitura, o sujeito-leitor inscreve seus modos de apreensão do mundo e sua história, marcados pela ideologia. Tal processo confronta-se necessariamente com dificuldades particulares, quando se trata da leitura em língua estrangeira. Esse trabalho pretende discutir particularmente a interpretação do interdiscurso, como um dos aspectos fundamentais da produção significante, estabelecida a partir da tensão entre lugares socioculturais marcados pela alteridade.Palavras-chave: Lingüística aplicada; ensino e aprendizagem de língua estrangeira; leitura; sociologia.

Résumé: Dans le jeu de production-interprétation du sens inhérent à toute lecture, le sujet-lecteur inscrit sa vision du monde et son histoire, désignées par l’idéologie. Ce processus se heurte à des difficultés particulières quand on a affaire à la lecture en langue étrangère. Cet article propose une discussion sur l’interprétation de l’interdiscours, l’un des aspects fondamentaux de la production signifiante, établie à partir de la tension entre des lieux socioculturels marqués par l’altérité.
Mots-clés: Linguistique apliquée; enseigment et apprentissage des langues étrangères; lecture; sociologie.

Keywords: Applied linguistics; foreign language teaching and learning; reading; sociology.

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Publicado

2011-11-02

Cómo citar

Pietroluongo, M. A. (2011). A memória e o sujeito: impasses e contribuições da leitura em língua estrangeira. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 7, 123–141. https://doi.org/10.17851/2238-3824.7.123-141