Esopo em Portugal: das origens à contemporaneidade

Autores/as

  • Mafalda Frade CLUNL, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Universidade Nova de Lisboa CLLC, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia: SFRH/BPD/47528/2008

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.22.1.51-70

Palabras clave:

Esopo, fábula, literatura portuguesa.

Resumen

Esta investigação pretende compreender como se processou
a recepção de Esopo na Literatura Portuguesa, da Idade Média à
contemporaneidade, analisando a relação entre o gênero fabulístico e a
literatura infantojuvenil e para adultos. Partindo de um corpus de fábulas
esopianas e, dentro dele, de uma fábula específica, este trabalho analisará as
características que permitirão demonstrar a alteração, ao longo do tempo, do
tipo de público-alvo e do objetivo edificante das obras em estudo. Observarse-
á, assim, que a fábula, em Portugal, passou de um gênero de literatura
para adultos para um típico da literatura infantojuvenil, registando-se,
atualmente, alguma tendência para o regresso às origens a este nível.

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Biografía del autor/a

Mafalda Frade, CLUNL, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Universidade Nova de Lisboa CLLC, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia: SFRH/BPD/47528/2008

Investigadora (Bolseira) do Centro de Linguística (CLUNL) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa - Pós-Doutoramento em Linguística Histórica Portuguesa

Membro integrado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro

Doutoramento em Literatura pela Universidade de Aveiro

Publicado

2017-08-01

Cómo citar

Frade, M. (2017). Esopo em Portugal: das origens à contemporaneidade. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 22(1), 51–70. https://doi.org/10.17851/2238-3824.22.1.51-70