A construção do espaço romanesco em Sous la hache, de Élémir Bourges

uma leitura à luz do cronotopo bakhtiniano

Autores/as

  • Rosária Cristina Costa Ribeiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.2.156-174

Palabras clave:

espaço, cronotopo, Sous la hache, romance histórico

Resumen

Este artigo pretende discutir alguns aspectos da construção do espaço narrativo no romance histórico tradicional Sous la hache (1885), do escritor francês Élémir Bourges (1852–1925). Para alcançarmos tal objetivo, partimos de uma leitura atenta do texto literário sob a luz do conceito bakhtiniano de cronotopo (Bakhtin, 2014, 2018). Assim, levantamos as principais ocorrências cronotópicas, de modo a analisar como o cronotopo colabora na construção do espaço narrativo. Ou seja, analisaremos como essas ocorrências estão ligadas à representação da realidade, típica das produções do século XIX, e às características do romance histórico tradicional (Lukacs, 2011). Durante essa verificação, pudemos observar que os cronotopos do encontro, em especial o do limiar, ou soleira, engendram as forças que se enfrentam no desenrolar do enredo, revolucionárias e vendeanas. O corpo do soldado crucificado e a espera da mãe que aguarda o corpo do filho, por exemplo, representam o encontro de dois mundos em rota de colisão, duas ideologias, duas cronologias que se chocam no instante de um limiar. Dessa forma, podemos concluir que o espaço em Sous la hache constitui-se como a fonte de construção da própria narrativa, seja caracterizando o tempo e as personagens, seja antecipando ou encaminhando fatos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018.

BOGHATER, P.; DOBBELEER, M. de. Elogio ao realismo: cronotopos documentários na prosa ficcional do século XIX. In: BEMONG, N. et al. Bakhtin e o cronotopo: reflexões, aplicações, perspectivas. Tradução de Ozíris Borges Filho et al. São Paulo: Parábola, 2015. p. 102-116.

BONNAT, L. Christ on the Cross. 1874. 1 original de arte, óleo sobre tela. Disponível em: https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Leon_Bonnat_-_The_Crucifixion.jpg. Aceso em: 20 out. 2023.

BORGES FILHO, O. espaço e literatura: introdução à topoanálise. Franca: Ribeirão Gráfica e Editora, 2007.

BOURGES, E. Sous la hache. Paris: Klincksieck, 2003.

LUKACS, G. O romance histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

MERCIER, M. Préface. In: BOURGES, E. Sous la hâche. Paris: Klincksieck, 2003. p. VII-XXIV.

POUILLIART, R. Sous la hache d’Élémir Bourges: une structure – tradition et novation. Annales du Colloque « Vendée, Chouannerie, Littérature ». Angers : Presses de l’Université d’Angers, 1986. p. 149-155.

TROUSSON, R. Le roman noir de la Révolution Française. Paris: Nathan, 1997.

Publicado

2024-08-04

Cómo citar

Ribeiro, R. C. C. (2024). A construção do espaço romanesco em Sous la hache, de Élémir Bourges: uma leitura à luz do cronotopo bakhtiniano. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 28(2), 156–174. https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.2.156-174