O Corcunda de Notre-Dame em cordel
uma análise da transmidiação dos espaços de Notre-Dame de Paris para o nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-3824.2024.54930Schlagwörter:
Notre-Dame de Paris, O Corcunda de Notre-Dame em cordel, adaptação, transmidialidade, modalidade espaçotemporalAbstract
Este artigo analisa como os espaços de Notre-Dame de Paris (1831), de Victor Hugo, clássico da literatura francesa do século XIX, são reconfigurados na adaptação O Corcunda de Notre-Dame em cordel (2019), de João Gomes de Sá. Para tanto, examina-se a relação estabelecida entre os diferentes meios de comunicação. O romance é tomado como mídia fonte para a elaboração do cordel, que é a mídia destino. O foco está nas estratégias de deslocamento do cenário de Paris para o Nordeste brasileiro por meio de uma nova materialidade literária: a literatura de cordel. São mobilizados estudos de intermidialidade, os conceitos de transmidiação de Elleström (2017, 2021), bem como suas considerações sobre as modalidades midiáticas, especialmente as modalidades espaçotemporais e materiais, modalidades pré-semióticas que estruturam a representação da catedral como espaço privilegiado nas duas narrativas. Argumenta-se que as modalidades de constituição do cordel, a linguagem para o novo público e a mudança dos espaços narrativos contribuem para a constituição deste novo produto midiático.
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