Stratégies de captation et de persuasion du sujet communicant Victor Hugo

Autori

  • Ida Lucia Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.8..55-67

Parole chiave:

Literatura francesa, Victor Hugo, Souvenir de la nuit du quatre, análise do discurso, persuasão, ironia.

Abstract

Este artigo propõe uma abordagem discursiva de um texto ficcional, mais especificamente, de um texto literário: trata-se do poema “Souvenir de la nuit du quatre” de Victor Hugo. Partindo desse enfoque, quisemos mostrar como foram elaboradas estratégias linguareiras que visam seduzir e persuadir o leitor; entre elas destacamos os diferentes papéis e a ironia amarga que está em sua base.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ida Lucia Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de francês e de Análise do Discurso. Fundadora e Coordenadora do Núcleo de Análise do Discurso da FALE/UFMG. Bolsista CNPq.

Pubblicato

2011-11-02

Come citare

Machado, I. L. (2011). Stratégies de captation et de persuasion du sujet communicant Victor Hugo. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 8, 55–67. https://doi.org/10.17851/2238-3824.8.55-67