Parâmetros para a compilação de um corpus em português brasileiro feito a partir de textos voltados para crianças

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DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.29.1.24-42

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Linguística de Corpus, Lexicografia Pedagógica, Programa Nacional do Livro Didático

Abstract

O presente estudo discute as possíveis aproximações entre a Linguística de Corpus e a Lexicografia Pedagógica no desenvolvimento de dicionários escolares de língua portuguesa voltados para crianças do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Tradições lexicográficas desenvolvidas, como a de língua inglesa, costumam explorar a pesquisa com corpus como uma importante aliada no desenvolvimento de obras lexicográficas de excelência, e isso pode ser verificado nos mais diversos tipos de dicionários publicados por essas tradições. No caso de dicionários escolares, é possível encontrar estudos que demonstram como a compilação de corpora escritos para e por crianças pode ser útil no desenvolvimento de obras lexicográficas escolares. Com base em estudos desenvolvidos pela Lexicografia inglesa, o presente trabalho buscou transpor para a realidade brasileira diretrizes e métodos para o desenvolvimento de um corpus de textos para crianças e encontrou nas políticas públicas do livro didático uma grande aliada para essa tarefa. O Brasil, além de dispor de um ambiente favorável para o estudo ora proposto, devido à massiva publicação de dicionários escolares por editoras brasileiras e à intensa circulação desse produto nas salas de aulas do país, conta também com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) como uma ferramenta adequada para o desenvolvimento de corpus de textos voltados para crianças, demonstrando, assim, um grande potencial para alavancar a pesquisa sobre dicionários escolares brasileiros.

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Pubblicato

2024-08-07

Come citare

Brangel, L. M., Sartori, B. N., & Camara, M. L. P. da. (2024). Parâmetros para a compilação de um corpus em português brasileiro feito a partir de textos voltados para crianças. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 29(1), 24–42. https://doi.org/10.17851/2238-3824.29.1.24-42