“A Cena do Ódio” e o domínio do eu

Autor/innen

  • Annie Gisele Fernandes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.71.125-142

Schlagworte:

Almada Negreiros, Orfeu, ódio, autorretrato, pintura

Abstract

Este ensaio propõe a leitura do poema “A Cena do Ódio”, de Almada Negreiros, a partir da perspectiva de que, ao mesmo tempo em que há a crítica incisiva, panfletária em alguns momentos, ao que o mundo moderno e contemporâneo se tornou, há a escrita e a representação do eu, cuja constituição, narcisisticamente feita, compõe um autorretrato esgarçado, mas hegemônico; totalizante, porém composto pelo recorta-e-cola (M. Foucault). O poema faz de maneira exemplar o movimento da Lírica e Sociedade (T. Adorno), reiterando sucessivamente o modo como o fora age no dentro e o que o Eu, co-movido, devolve ao mundo. Nesse movimento, o retrato do eu é também a resposta: “Serei Vitória um dia / – Hegemonia de Mim!” enquanto o mundo e a burguesia sintetizam-se no “e tu nem derrota, nem morto, nem nada”. A plasticidade do poema é desconcertante, assim como também o é a musicalidade, muitas vezes ressaltada por inusitadas aproximações entre palavras bastante diferentes do ponto de vista semântico, embora com bastante similitude sonora – esses aspectos que conferem musicalidade aos versos serão apontados na medida em que ampliam e/ou tensionam a representação do Eu.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ADORNO, T. W. Palestra sobre lírica e sociedade. In: Notas de Literatura I. Org. ed. alemã Rolf Tiedmann. Trad. e Apres. Jorge de Almeida. São Paulo: Livraria Duas Cidades; Editora 34, 2012. p. 65-89.

CAMPOS, Á. de. Tabacaria. Presença, Coimbra, n. 39, p. 1-2, jul. 1933.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: Corps écrit: l’autoportrait, Paris, n. 5, p. 3-23, fev. 1983.

FRANÇA, J.-A. Almada Negreiros, letras e artes. In: NEGREIROS, J. de A. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Introdução José-Augusto França. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 17-50.

NEGREIROS, J. de A. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Introdução José-Augusto França. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

NOBRE, A. Só – seguido de Despedidas. Apresentação e Notas: Annie Gisele Fernandes e Hélder Garmes; ilustrações Marcelo Salum. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

PESSOA, F. Páginas íntimas e de auto-interpretação. Ed. de Jacinto do Prado Coelho e George Rudolf Lind. Lisboa: Ática, 1966.

SÁ-CARNEIRO, M. de. Obra completa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1995.

Veröffentlicht

2024-07-05

Zitationsvorschlag

Fernandes, A. G. (2024). “A Cena do Ódio” e o domínio do eu. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 44(71), 125–142. https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.71.125-142