Um retrato de Sophia

Autores/as

  • Renata Soares Junqueira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.71.11-16

Palabras clave:

João César Monteiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, cinema moderno, modern cinema, documentary

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão breve sobre os tênues limites entre filme documentário e filme de ficção a propósito da obra inaugural da cinematografia do realizador português João César Monteiro (1939-2003): Sophia de Mello Breyner Andresen, curta-metragem de 1969. Se a essência do cinema documentário passa pelo flagrante de aspectos do real, então é preciso considerar que César Monteiro registrou, com maestria, a vida autêntica de Sophia precisamente nos inesperados lapsos das suas poses e da sua calculada performance como protagonista de filme.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

MONTEIRO, João César (Dir.). Sophia de Mello Breyner Andresen. Portugal, 1969, 35mm, p&b, 17’. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VDi1av1fgzo. Acesso em: 8 jun. 2023.

SANTOS, João César. Entrevista com João César Santos. Por Denis Cintra. O tempo e o modo (Lisboa), 1ª séria, n. 69-70, p. 403-410, mar-abr. 1969.

Publicado

2024-07-05

Cómo citar

Junqueira, R. S. (2024). Um retrato de Sophia. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 44(71), 11–16. https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.71.11-16

Número

Sección

Dossiê: Retratos Poéticos II