Entre epígrafes e uma didascália
reflexões em torno de Dias úteis, de Patrícia Portela
DOI :
https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.217-237Mots-clés :
epígrafes, didascália, paratextos, novíssima ficção portuguesa, Patrícia PortelaRésumé
O presente trabalho consiste em uma leitura da obra Dias úteis (2019), da escritora portuguesa Patrícia Portella, sob a perspectiva das epígrafes e de uma particular didascália. A proposta é entender a construção narrativa e temática dos “contos” dessa “novela”, através dos paratextos que os antecedem. Com a utilização de autores predominantemente de língua portuguesa, Portella recorre a Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Érico Veríssimo e Adélia Prado (literatura brasileira) e completa seu repertório com Maria José – o heterônimo de Fernando Pessoa – e Herberto Helder (literatura portuguesa). Por meio de uma visão geral, percebe-se que as epígrafes de Dias úteis (2019) não fazem papel de “borda da obra”, como rotulado por Genette (2009). Tanto quanto as epígrafes, a didascália carrega um significado particular dentro do texto e, mais do que orientações de como ler a obra, ela apresenta uma perspectiva da autora a respeito de algumas ideias que serão exploradas ao longo da trama. Ademais, destaca-se o fato de a obra estar inserida no cenário da novíssima ficção portuguesa. Em suma, a ideia é compreender não só a funcionalidade das epígrafes e da didascália, mas também a maneira como esses paratextos são articulados em Dias úteis (2019), entrelaçando, assim, excertos citados, textos e enredos.
Téléchargements
Références
ARNAUT, Ana Paula. Do post-modernismo ao hipercontemporâneo: morfologia(s) do romance e (re)figurações da personagem. Revista de Estudos Literários, Coimbra, no. 8, p. 19-44, 2018. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/2183-847X_8_1. Acesso em: 10 junho 2021.
BARRENTO, João. As chamas e as cinzas. Um quarto de século de literatura portuguesa (1974-2000). Lisboa: Bertrand, 2016.
BATISTA, Luelia Gomes; CUNHA, Paula Cristina Ribeiro da R. de M. A ficção da autoria feminina na obra “A carta da corcunda para o serralheiro” de Fernando Pessoa. Anais do Festival Literário de Paulo Afonso, Bahia, 2018. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/eventos/flipa/anais/internas/conteudo/resumo.php?id=43 Acesso em 10 de maio de 2021.
CARVALHO, Jéssica Catherine B. de. O sujeito pós-moderno a partir da figura do flâneur e do homem do subsolo em a fúria do corpo, de João Gilberto Noll. Revista e-scrita, Nilópolis, v.8, no. 1, p. 242-255, janeiro-abril 2017. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2623. Acesso em: 10 junho 2021.
CEIA, Carlos. Anotação. In: CEIA, Carlos. E-Dicionário de termos literários. 29 de dezembro de 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/anotacao/ Acesso em 29 de maio de 2021.
GARCEZ, Isabel. 1, 2 passos em direção à obra literária de Patrícia Portela. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335749662_1_2_passos_em_direcao_a_obra_literaria_de_Patricia_Portela Acesso em Acesso em: 06 julho de 2021.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.
JOSÉ, Maria. Senhor António: O senhor nunca há-de ver esta carta. In: LOPES, Teresa Rita. Pessoa por conhecer –Textos para um Novo Mapa. Lisboa: Editorial Estampa, 1990.
LISPECTOR, Clarice. Érico Verissimo. In: Clarice Lispector: entrevistas. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
PAIVA, Vanessa Soares de Paiva. Berkeley em Bellagio: Lugares. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2009. Dissertação (Mestrado em Letras). Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2775 Acesso em 14 de junho de 2021.
PORTELA, Patrícia. Dias Úteis. Porto Alegre: Dublinense, 2019.
PORTELA, Patrícia. Entrevista, 26 de maio de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gonhj-oKp_k Acesso em 31 de maio de 2021.
REAL, Miguel. O romance português contemporâneo 1950-2010. Lisboa: Caminho, 2012.
REIS, Carlos. História crítica da literatura portuguesa. Do Neo-Realismo ao Post-Modernismo. Lisboa: Verbo, 2005, vol. IX.
SILVA, Gabriela. A novíssima literatura portuguesa: novas identidades de escrita. Revista Desassossego, São Paulo, v. 8, n. 16, p. 6-21, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/desassossego/article/view/122430 Acesso em: 8 junho 2021.