Entre epígrafes e uma didascália

reflexões em torno de Dias úteis, de Patrícia Portela

Autori

  • Ailton Pirouzi Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Mariana Daminato Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.217-237

Parole chiave:

epígrafes, didascália, paratextos, novíssima ficção portuguesa, Patrícia Portela

Abstract

O presente trabalho consiste em uma leitura da obra Dias úteis (2019), da escritora portuguesa Patrícia Portella, sob a perspectiva das epígrafes e de uma particular didascália. A proposta é entender a construção narrativa e temática dos “contos” dessa “novela”, através dos paratextos que os antecedem. Com a utilização de autores predominantemente de língua portuguesa, Portella recorre a Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Érico Veríssimo e Adélia Prado (literatura brasileira) e completa seu repertório com Maria José – o heterônimo de Fernando Pessoa – e Herberto Helder (literatura portuguesa). Por meio de uma visão geral, percebe-se que as epígrafes de Dias úteis (2019) não fazem papel de “borda da obra”, como rotulado por Genette (2009). Tanto quanto as epígrafes, a didascália carrega um significado particular dentro do texto e, mais do que orientações de como ler a obra, ela apresenta uma perspectiva da autora a respeito de algumas ideias que serão exploradas ao longo da trama. Ademais, destaca-se o fato de a obra estar inserida no cenário da novíssima ficção portuguesa. Em suma, a ideia é compreender não só a funcionalidade das epígrafes e da didascália, mas também a maneira como esses paratextos são articulados em Dias úteis (2019), entrelaçando, assim, excertos citados, textos e enredos.

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Pubblicato

2024-07-05

Fascicolo

Sezione

Dossiê Novíssima Ficção Portuguesa

Come citare

Entre epígrafes e uma didascália: reflexões em torno de Dias úteis, de Patrícia Portela. (2024). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 41(65), 217-237. https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.217-237