O que é uma ânfora?
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.38.60.13-24Parole chiave:
Sophia Andresen, arte poética, Walter Benjamin, aura, ars poetica, aura.Abstract
Resumo: Este ensaio propõe uma análise do texto “Arte poética I”, de Sophia Andresen, cuja imagem fundamental, da “ânfora”, é tomada como elemento-chave para a compreensão de sua visão poética. Além da associação com outros autores, principalmente Hiromi Kawakami e Clarice Lispector, a interpretação desse objeto simbólico vale-se diretamente dos ensaios O respeito ou o olhar atento (2006), de Josep Esquirol, e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (1936), de Walter Benjamin.
Palavras-chave: Sophia Andresen, arte poética, Walter Benjamin, aura.
Abstract: This essay proposes an analysis of the text “Art of Poetry I” by Sophia Andresen, whose fundamental image of the “amphora” is taken as a key element for the understanding of her poetic vision. In addition to the association with other authors, especially Hiromi Kawakami and Clarice Lispector, the interpretation of this symbolic object is directly based on the essay Respect or the watchful eye (2006), by Josep Esquirol, and Walter Benjamin’s “The Work of Art in the Era of Its Technical Reproducibility” (1936).
Keywords: Sophia Andresen, ars poetica, Walter Benjamin, aura.