GRAMSCI, EDUCADOR DAS CAMADAS POPULARES

Autores

  • Renê José Trentin Silveira Faculdade de Educação - UNICAMP

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, Educação popular, Hegemonia e educação, Marxismo e educação popular.

Resumo

O objetivo deste artigo é realçar alguns dos aspectos teóricos da prática pedagógica de Antonio Gramsci, a fim de contribuir para o delineamento de sua pedagogia. Partindo sobretudo da análise de textos de juventude e de algumas cartas do autor, pretende-se evidenciar seu radical compromisso político com a formação cultural e crítica das camadas populares e as formas pelas quais ele se traduziu em ações educativas concretas. Busca-se demonstrar, também, que tal compromisso esteve presente ao longo de toda a vida do autor, expressando-se nas diversas atividades que desenvolveu: como jornalista; como co-dirigente partidário; como organizador de escolas; como elaborador de programas de ensino e de materiais didáticos; como educador de adultos, atuando presencialmente ou a distância e em diferentes circunstâncias e espaços, inclusive na prisão. Evidentemente, o presente trabalho não esgota a discussão sobre a possibilidade de uma pedagogia gramsciana, tema que, pela sua complexidade e pela vastidão da obra do autor, permanece em aberto.

 

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Trentin Silveira, R. J. (2021). GRAMSCI, EDUCADOR DAS CAMADAS POPULARES. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20049

Edição

Seção

Artigos