O O CANTO DOS PÁSSAROS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFRGS

Autores

  • Antonio Marcos Teixeira Dalmolin Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação
  • Rosane Nunes Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do Colégio de Aplicação; Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ciências da Natureza, Interdisciplinaridade, Formação Docente, Análise Textual Discursiva

Resumo

A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras. O referencial teórico foi composto de: trabalhos relacionados à Educação do Campo, balizados pelo educador Paulo Freire e contribuições de outros autores. A investigação foi qualitativa, do tipo estudo de campo e utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa foram os egressos e egressas das primeiras turmas das Licenciaturas em Educação do Campo – Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A técnica de análise das respostas obtidas nas entrevistas foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram discutidos com base em quatro categorias que são: as marcas resultantes da formação, a alternância, a formação por área de conhecimento em Ciências da Natureza e a Interdisciplinaridade. Na resposta ao problema de pesquisa, a interdisciplinaridade voltada a compreender o mundo vivido, é o elemento central que articula o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, na formação de educadoras e educadores do/no campo.

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Biografia do Autor

Antonio Marcos Teixeira Dalmolin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação

Licenciado em Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. Também é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Rosane Nunes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do Colégio de Aplicação; Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas; Mestre em Genética e Biologia Molecular e Doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora e pesquisadora no Colégio de Aplicação da UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Coordena o grupo de pesquisa Alfabetização Científica no Ensino Básico, trabalhando com temáticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem das Ciências da Natureza e a interdisciplinaridade no currículo.

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos