"O SOL DA LIBERDADE"?
A INSTRUÇÃO DE ESCRAVIZADOS, LIBERTOS E INGÊNUOS (1871-1875)
Palavras-chave:
Lei do Ventre Livre., João Alfredo Corrêa de Oliveira., Escravidão, Ministério dos Negócios do ImpérioResumo
Neste artigo, procuramos dar visibilidade aos discursos proferidos na Câmara dos Deputados e no Senado, acerca da aprovação da Lei do Ventre Livre. Afinal, como a população escravizada enfrentou a nova situação e que medidas foram tomadas para abolir o que alguns consideravam como a “mais negra escravidão: a ignorância”? Para explorar esta questão, analisamos os debates presentes na elaboração, tramitação e aprovação da Lei de 28 de setembro de 1871, a chamada “Lei do Ventre Livre”, tomando por base documentação da Câmara dos Deputados e do Senado, produzida durante a gestão de João Alfredo Corrêa de Oliveira no Ministro dos Negócios do Império (1871-1975). Com este investimento, procuramos abordar alguns aspectos relacionados ao acesso à escolarização formal ou informal, de negros, escravizados, libertos e ingênuos. Para refletir a respeito dos efeitos deste projeto, analisamos impressos que circularam à época, tais como: Gazeta da Tarde, A Instrucção Pública, Illustração Brasileira e Jornal do Commercio, nos quais localizamos índices importantes a respeito dos debates e posições a respeito desta reforma no aparato legislativo e na opinião pública. Do mesmo modo, os impressos serviram como elementos importantes para compreender aspectos e desafios da escolarização de negros, escravizados e ingênuos no período focalizado.
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